Suspeito de matar PM no Olavo Oliveira tem prisão preventiva decretada

Manuel Rômulo Barbosa, de 23 anos, foi preso ainda em estado de flagrante. Um outro suspeito do latrocínio morreu em intervenção policial e dois homens são procurados

16:47 | Jun. 11, 2024

Por: Lucas Barbosa
PM foi baleado durante tentativa de assalto no bairro Olavo Oliveira, em Fortaleza (foto: Reprodução/Redes Sociais)

O homem preso suspeito de envolvimento na morte do sargento Flávio Nascimento Rodrigues, na noite dessa segunda-feira, 10, teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia realizada nesta terça-feira, 11.

Conforme a 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Manuel Rômulo Barbosa, de 23 anos, fazia parte do trio que cometeu o latrocínio em face do PM, fato registrado no bairro Olavo Oliveira, em Fortaleza.

Ele foi preso instantes após o crime, ainda em estado de flagrante. Além de Manuel, participaram do latrocínio, conforme a Polícia Civil, Thiago Frota Gomes e Davi Sampaio Soares. Thiago foi morto em intervenção policial durante as buscas por suspeitos. Já Davi segue sendo procurado pelas forças de segurança.

Além deles, Anderson Ismael Andrade Soares, de 19 anos, também é procurado, suspeito de guardar a arma utilizada no crime. A arma do sargento foi roubada na ação, mas foi recuperada com um dos suspeitos.

Na decretação da prisão preventiva de Manuel, a juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte citou que a conduta atribuída ao autuado é grave e que, caso ele continue em liberdade, “encontrará estímulos para continuar na seara criminosa”.

"Analisando o feito vertente, verifico indicativos de reiteração delitiva, eis que a conduta delituosa sob apuração não foi um ato isolado em sua vida", afirmou a magistrada na decisão.

"O autuado registra passagem pela VIJ (Vara da Infância e Juventude) por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e, na fase adulta, uma condenação por roubo majorado e receptação, além de que estava com monitoração eletrônica e confessou ter rompido a tornozeleira eletrônica durante a fuga".

O sargento Flávio Nascimento Rodrigues trafegava em seu carro pela rua Raimundo Pinheiro Bastos quando foi abordado pelos criminosos, que também estavam em um carro. Ele tentou reagir à ação e foi atingido por quatro disparos. Mesmo socorrido a uma unidade de saúde, o PM não resistiu.

Flávio tinha 48 anos e havia ingressado na corporação em 19 de fevereiro de 2001. Atualmente, ele estava lotado na 1ª Companhia do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

O velório do militar é realizado nesta terça em um centro de velórios localizado no bairro Parquelândia. Já o enterro acontecerá em um cemitério em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição”, divulgou em nota a PM. O governador Elmano de Freitas (PT) também manifestou pesar pela morte do sargento.

“Sobre o inaceitável caso de violência que teve como vítima um de nossos PMs, que estava fora de serviço e foi morto covardemente, informo que nossa polícia continua à procura de dois criminosos envolvidos e não descansará enquanto eles não forem presos”, afirmou o governador em publicação em suas redes sociais.

“Minha solidariedade à família do policial que perdeu a vida, neste momento de imensa dor”.