Teste do pezinho: HGCC institui diretriz para melhorar conforto dos bebês

Ministério da Saúde recomenda o manuseio mínimo dos recém-nascidos nas primeiras 72 horas de vida. Os bebês que não nasceram no HGCC podem realizar o exame no Centro de Ambulatórios

21:30 | Jun. 09, 2024

Por: Estela Félix
Teste do pezinho: HGCC diminui desconforto dos bebês na coleta da amostra (foto: Divulgação/Governo do Estado do Ceará)

As equipes de laboratório e de enfermagem do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), criaram uma diretriz humanizada para evitar o desconforto dos bebês na coleta de amostra do teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, que deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia do nascimento.

O exame consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê e é fundamental para a saúde dos recém-nascidos, pois permite detectar precocemente diversas doenças infecciosas, metabólicas e genéticas que podem comprometer o desenvolvimento saudável da criança.

Segundo o coordenador de laboratórios do HGCC, Daniel Soares, para a comodidade do bebê, quando é necessário realizar o teste do pezinho e mais um exame de sangue, os auxiliares do laboratório e os enfermeiros aproveitam a coleta do material e já separam o sangue que será examinado daquele que será utilizado para o teste do pezinho.

Daniel ainda explica que existem bebês que não podem ser muito manuseados por causa do risco de contaminação. “Ao tocar, podemos perturbar o bebê. Quanto menos mexer, é melhor”, disse, em nota do HGCC.

O Ministério da Saúde recomenda o manuseio mínimo dos recém-nascidos nas primeiras 72 horas de vida. Dessa forma, a iniciativa foi planejada para promover mais conforto e menos incômodo aos bebês, principalmente aos prematuros, que passam por mais intervenções.

Todas as amostras coletadas são encaminhadas para o Laboratório de Saúde Pública do Ceará (Lacen). O exame detecta seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita. De acordo com o Governo do Estado do Ceará, 223.318 mil diagnósticos foram fornecidos pelo Lacen até maio de 2024.

Os bebês que não nasceram no HGCC podem realizar o exame no Centro de Ambulatórios, no setor Coleta de Exames, localizado na avenida Imperador, 372, no Centro de Fortaleza.

Antes da coleta, é feito um cadastro. Depois, a mãe ou responsável recebe um comprovante de coleta com o código do paciente e senha para recebimento do resultado via Internet. Para os bebês internados, o procedimento acontece nas enfermarias e Unidade Neonatal.

Os testes são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Serviço

Teste do Pezinho para bebês externos no HGCC

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas
Local: Centro de Ambulatórios do HGCC (avenida Imperador, 372, Centro)