Dia D contra a Poliomielite: 125 pontos de vacinação funcionam em Fortaleza neste sábado, 8

Público-alvo são crianças de até cinco anos. Outros imunizantes que fazem parte do calendário de vacinação estarão disponíveis nos postos de saúde

Fortaleza participa do dia D contra a poliomielite neste sábado, 8, com 125 salas de vacinação abertas. A campanha faz parte do esforço nacional para aumentar a cobertura vacinal das crianças contra a paralisia infantil. Os locais de imunização estarão abertos das 8 às 16h30min.

O público-alvo da campanha, que começou dia 27 de maio e segue até 14 de junho, são crianças menores de cinco anos. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, 74 mil crianças devem receber a vacina contra a poliomielite na Capital. Até o dia 4 de junho, 6 mil delas foram imunizadas. No Brasil, a meta é imunizar 13 milhões de crianças.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Veja pontos de vacinação abertos em Fortaleza neste sábado, 8

Caetano, 1, e Bernardo, 4, foram levados pelo pai, Ciel Carvalho, 35, para tomar a vacina contra a poliomielite no posto Pio XII, no bairro São João do Tauape. “Eu sempre levo no domingo, que é minha folga, na semana é sempre mais difícil. Mas hoje vim pela campanha”, afirma Ciel.

Além das gotinhas, os dois meninos atualizaram os cartões de vacina com outros imunizantes e o pai aproveitou para tomar a dose contra a gripe. Todas as vacinas, para adultos e crianças, estarão disponíveis neste sábado.

LEIA MAIS | Ceará vacinou 99,8% das crianças nascidas em 2023 contra a poliomielite, diz Unicef

Gabriela Dantas, 40, também levou o filho Levi, 3, para participar da campanha. “Acho super interessante porque evita que a gente tenha um regresso quanto às vacinações, que doenças que já foram erradicadas voltem. Importante utilizar a vacina para o bem de todos”, afirma a servidora pública.

A gestora do posto Pio XII, Lorena Menezes Santos, afirma que a procura ainda é pequena, mas espera que a divulgação da campanha aumente o interesse pelas doses de reforço contra a pólio. “A gente sabe que é uma doença que traz tantas sequelas. É preciso incentivar nossa população a trazer as nossas crianças para vacinar”, frisa.

Vacinas contra a poliomielite

Existem duas vacinas contra a poliomielite. A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é administrada em três doses injetáveis aos 2, 4 e 6 meses de idade. Já a Vacina Oral Poliomielite (VOP), as gotinhas, é um reforço dado aos 1 ano e 3 meses e 4 anos. Mesmo quem tem três doses da vacina VIP precisa tomar duas doses da VOP.

A poliomielite é causada por um vírus e a única forma de prevenção é por meio da vacinação em massa. Como resultado de campanhas anuais para intensificar a imunização de crianças, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990 no Brasil.

No entanto, desde 2016 a meta de vacinação contra a pólio não é atingida no País, o que preocupa gestores da saúde. “Embora tenhamos eliminado a doença em nosso país, ela ainda existe no mundo e por isso é muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a vacina e garantir a saúde das crianças", declarou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar