"Vai virar outro Acquario": diz Sarto sobre concessão do terreno do Edifício São Pedro a UFC

Prefeito se manifestou sobre o assunto durante entrega de obras no Jangurussu

20:53 | Jun. 07, 2024

SARTO participou de série de entrevistas da Rádio O POVO CBN com pré-candidatos (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo )

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se manifestou sobre a decisão da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) de ceder o terreno do Edificio São Pedro para a Universidade Federal do Ceará (UFC), divulgada nesta sexta-feira, 7. Durante entrega de obras no Jangurussu, o pedetista frisou que espera que espaço não vire um "novo Acquario", prédio que também foi doado a instituição de ensino. 

"Eu só espero que seja rápida a decisão do que fazer lá, porque vai virar um outro Acquario. O Acquario que a gente poderia ter feito, o governo resolveu doar para a Universidade Federal que está em greve por falta de recurso. Eu espero mesmo que o terreno do São Pedro não vire um outro Acquario", destacou.

A Prefeitura resolveu demolir o edifício histórico, que ficava localizado na Praia de Iracema, em março recente, após anos de imbróglio com o Governo do Estado. Trabalhos de demolição encerraram nessa semana e deixaram uma incógnita sobre o destino do terreno que comportava a estrutura. 

Já nesta sexta, O POVO apurou que o espaço é da União e deverá abrigar parte do campus da UFC. Conforme SPU, a concessão foi decidida após constatação de que apenas 20 dos 141 proprietários do local estão com as taxas de aforamento, que é a transferência do domínio útil de um imóvel, em dia. Em razão dos Registros de Imóvel Patrimonial (RIPs) atrasados, local foi declarado como de interesse público.

Logo após a informação ser divulgada a UFC divulgou uma nota, confirmando que solicitou à SPU "a cessão gratuita de uso, por tempo indeterminado, do terreno pertencente à União onde estava instalado o Edifício São Pedro". No espaço deve ser construído um "equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos”.

“A cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região”, frisa.