Chuva provoca alagamentos em ruas de Fortaleza; veja

Capital teve o maior acumulado do Estado no dia, com 99 milímetros de precipitações no posto Água Fria; Defesa Civil registrou quatro ocorrências nesta manhã

13:59 | Mai. 30, 2024

Por: Mirla Nobre
Alagamento na avenida Pessoa Anta com rua Boris, no bairro Centro (foto: Fco Fontenele)

As chuvas registradas ao longo da manhã desta quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi, em Fortaleza, provocaram alagamentos em ruas de diversos bairros da Capital, como Conjunto Palmeiras, Meireles, Messejana, Cambeba e Centro.

Os alagamentos foram observados na avenida Abolição com rua Visconde de Mauá, no bairro Meireles; navenida Pessoa Anta com rua Boris, no Centro; avenida Chanceler Edson Queiroz, na Messejana; rua Amadeu Bueno, no Conjunto Palmeiras; e avenida Washington Soares, próximo ao viaduto Raimundo Lima, no Cambeba.

O assistente em audiovisual e morador do bairro Conjunto Palmeiras, Marco Vicenzzi, 38, acredita que as chuvas ao longo da madrugada provocaram o acúmulo de água na rua. “Ontem à noite por volta das 22 horas não estava assim. Percebi pela manhã", disse.

Ainda segundo o morador, esta foi a segunda vez no ano que a via ficou alagada. Ele acredita algumas ações na via realizadas pela Cagece nos últimos meses podem ter contribuído para o cenário.

“Eles estão implantando galerias para o esgotamento, só que a via piorou quando chove pela forma que eles deixaram a terra. Antes a água escorria e agora ela fica acumulada”, disse.

Em Fortaleza, foram registrados 99 milímetros (mm) no perríodo entre as 7 horas dessa quarta, 29, as 7 horas desta quinta-feira, 30, o maior acumulado de chuvas do Estado no período. O registro aconteceu no posto Água Fria.

As informações são do balanço divulgado no portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O POVO procurou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) nesta quinta-feira, 30, para saber sobre as ações realizadas na via do bairro Conjunto Palmeiras e se houve impacto no escoamento da água na rua. A matéria será atualizada quando a demanda for respondida. 

Quatro ocorrências foram registradas pela Defesa Civil nesta manhã

Além dos alagamentos, as chuvas também provocaram inundações e risco de desabamento na manhã desta quinta-feira, 30.

A Defesa Civil de Fortaleza informou que atendeu quatro ocorrências das 6 às 12 horas desta quinta. Foram registrados um alagamento no bairro Dias Macedo; uma inundação na Lagoa Redonda; um risco de desabamento no Quintino Cunha; e um desabamento no Barroso. Segundo o órgão, os casos foram sem gravidade.

A Defesa Civil informou que, em caso de qualquer risco, o órgão deve ser acionado via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio do número 190. “Os agentes trabalham em regime de plantão, 24 horas, para atender às demandas da população”, disse o órgão.

Confira os registros de alagamentos nas vias de Fortaleza

 

Atualizada às 14h21min