Ceará tem 34 municípios selecionados no programa Primeira Infância Antirracista

Municípios escolhidos fazem parte do selo Unicef

O Unicef, em parceira com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Governo do Estado do Ceará, seleciona 34 municípios cearenses para receber o programa Primeira Infância Antirracista (PIA). O lançamento da estratégia foi realizado nesta semana e contou com representantes estaduais e municipais da Educação.

Na seleção dos municípios, foram analisados os recursos disponíveis e a quantidade populacional de pessoas negras, indígenas e quilombolas residentes em cada região.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A região do Crato será um dos polos regionais para início das oficinas presenciais, a partir de julho. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 22, ao jornalista Farias Júnior, da rádio O POVO CBN Cariri, pelo chefe do escritório do Unicef no Ceará, Rui Aguiar.

"Vamos reunir os munícipios da região, juntamente com alguns municípios da Sertão Central, Centro-Sul e do Cariri", afirmou. 

De acordo com Rui Aguiar, um dos objetivos do programa é a mudança de práticas racistas presentes na sociedade, além de mais acesso aos serviços, melhoria do atendimento, da qualidade e do desenvolvimento de práticas inclusivas para a população em geral. 

"A questão antirracista não é relacionada somente para a população indígena e quilombola, é para toda a população. Queremos mudar comportamentos sociais e institucionais de praticas racistas. Queremos que toda criança nascida no Ceará, sobretudo nesses 34 municípios, já despertem para o mundo em uma perspectiva antirracista", afirma. 

Todos os municípios selecionados através do  programa Primeira Infância Antirracista fazem parte do selo Unicef, uma iniciativa que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

"O selo Unicef tem um apelo muito forte para questões de gênero, raça e etnia, então existem várias ações que são desenvolvidas nessas áreas", diz Rui Aguiar.

De acordo com ele, esse é o período que vários municípios da região do Cariri estão organizando seus fóruns comunitários, um momento de prestar contas das ações desenvolvidas nas mais diversas áreas. "Os fóruns comunitários devem acontecer até junho e os municípios têm metas bem definidas de alcance, além de uma série de entregas que os municípios têm para realizar em quatro anos", conclui.  

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar