Blitz conscientiza sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças
Ação ocorre nesse sábado, 25, na avenida Beira Mar. Equipes do Ministério Público do Estado fará abordagem educativa com a população, com a entrega de material informativo sobre o tema
18:31 | Mai. 24, 2024
Em ação alusiva ao Maio Laranja, o Ministério Público do Estado do Ceará promove no sábado, 25, na avenida Beira Mar, em Fortaleza, a blitz educativa “MP do Ceará no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A campanha Maio Laranja busca promover ações de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, com objetivo de sensibilizar a população a respeito dessa temática.
A blitz marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A atividade será promovida pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv), pelo Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), pela Ouvidoria-Geral e pelos Centros de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), da Saúde (Caosaúde), da Educação (Caoeduc), da Cidadania e Criminal (Caocrim).
“Eu vejo situações de silêncio, adultos que hoje nos procuram em extremo sofrimento e adoecimento porque silenciaram e guardaram essa dor do abuso” ressaltou a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv) e promotora de Justiça Joseana França, em nota divulgada pelo Ministério Público.
Joseana afirmou que a campanha é de fundamental importância, já que esse tipo de violência atinge toda a família, podendo gerar inclusive ideação suicida e automutilação.
Importância das denúncias
Além da conscientização da sociedade para o tema, o Ministério Público busca reforçar a importância das denúncias. “O Ministério Público do Estado do Ceará se coloca nesse papel de acolhedor e nós estamos preparados. O Nuavv tem expertise e uma equipe pronta para acolher sem revitimizar”, diz Joseana França.
“Quem tem que ter vergonha é quem pratica o abuso, é quem pratica a violência sexual. Quem toma uma atitude de proteção não tem que ter nenhum sentimento de vergonha. Denuncie!”, concluiu a promotora de Justiça.
Como pedir ajuda?
Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv)
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2930-A, 2º andar, Dionísio Torres – Fortaleza
Telefone: (85) 3218-7630 / (85) 9.8563-4067
E-mail: nuavv@mpce.mp.br
SERVIÇO:
Blitz educativa MP do Ceará no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Quando: 25 de maio, às 15h
Onde: Espigão da Av. Rui Barbosa (Av. Beira Mar, Fortaleza)