Morre o professor cearense José Flávio Sombra Saraiva, aos 64 anos
Velório e enterro do pesquisador serão realizados em Limoeiro do Norte, sua cidade natal
22:16 | Mai. 18, 2024
O professor cearense José Flávio Sombra Saraiva, 64, morreu na tarde deste sábado, 18, por complicações do Alzheimer. Articulista do O POVO por anos, José Flávio foi um dos grandes nomes dos estudos de Relações Internacionais no Brasil e um dos fundadores do departamento dedicado à temática na Universidade de Brasília (UnB).
Graduado em Relações Internacionais pela UnB em 1981, fez mestrado em História pelo El Colegio de México em 1985. Além disso, se formou doutor por meio do PhD em Humanidades na University of Birmingham, em 1991, e fez pós-doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Oxford, em 1998.
A dedicação ao tema foi reconhecida quando dirigiu por mais de uma década o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI). Ele se tornou referência em estudos da África. Sombra Saraiva escreveu 30 livros sobre o assunto e diversos artigos científicos publicados nacional e internacionalmente.
O Colégio Patronato São Vicente de Paulo, em Limoeiro do Norte, postou uma nota de pesar no Instagram. “Tivemos a honra de tê-lo como aluno e ele também deu importantes contribuições para nossa Instituição”, diz o texto.
O irmão e músico Gilson Saraiva também publicou sobre o falecimento de José Flávio na rede social: “Flávio! Vá em paz. A gente reconhece o cara bacana que você foi. Obrigado meu irmão. Somos orgulhosos e felizes por ter vivido ao seu lado”.
Conforme informações da família, o velório do professor será realizado a partir das 7 horas deste domingo, 19, no centro de velório Anjo da Guarda, em Limoeiro do Norte. O enterro será às 16 horas no cemitério Vale da Paz.