CE: Homem acusado de matar ex-companheira com 15 facadas foi condenado a 28 de prisão

Crime aconteceu em abril do ano passado e vitimou a técnica de enfermagem Maria Tereza Xavier, 35, na casa onde ela morava

O homem acusado de matar a ex-companheira com 15 facadas no município de Missão Velha, a 508,5 quilômetros de Fortaleza, começou a ser julgado na última sexta-feira, 10, no Fórum Municipal, na região do Cariri. Gleydson Alves Leitão é réu por desferir golpes contra a técnica de enfermagem Maria Tereza Xavier, 35, na casa onde ela morava, no dia 25 de abril de 2023. O homem foi condenado a 28 de prisão.

Conforme informações do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO Cariri, o julgamento teve início às 8 horas. Além da acusação de feminicídio, Gleydson deve enfrentar majorantes de pena por motivo torpe, a impossibilidade de defesa da vítima.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No dia do crime, o denunciado fingiu que ia à casa de Maria Teresa para entregar ovos de páscoa para a filha dela. De acordo com os autos, ao chegar ao local, ele a trancou no quarto e desferiu, pelo menos, 15 golpes de faca por não aceitar o término do relacionamento.

A vítima havia sido agredida anteriormente em novembro de 2022, quando registrou Boletim de Ocorrência pela agressão e, em seguida, terminou o relacionamento. Maria Teresa deixou três filhos de uma relação anterior. Após o crime, Gleydson tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido ao Hospital Regional do Cariri (HRC) e preso em seguida.

A vítima era prima de Maria da Penha Fernandes, ativista cearense que inspirou a lei nº 11.340, responsável por criar mecanismos de proteção e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil.

Em comunicado nas rede sociais, divulgado no início deste mês, Maria da Penha destacou que a expectativa da família é que a justiça seja feita e o suspeito, condenado pelo caso.

“O grande desejo da família, da sociedade de Missão Velha e de todo o Ceará é que este agressor seja punido pelo bárbaro crime cometido. Esperamos que a justiça seja feita! Esperamos que chegue ao fim a morte de mulheres na região do Cariri e no meu Estado do Ceará. Esperamos que o agressor pague pelo que fez! Esperamos dias melhores e mais seguros para as nossas mulheres”, disse.

O acusado também foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) quatro meses depois do crime. Segundo a denúncia do MPCE, o homem agiu de maneira intencional e consciente. Além disso, o órgão argumentou que o crime ocorreu dentro do contexto da violência doméstica e familiar e que o assassinato teve motivo torpe.

Atualizada às 14h58min desta segunda-feira, 13

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar