Procissão de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza faz homenagem ao RS

Conforme organização do evento, a estimativa inicial é que ação religiosa tenha reunido de 200 a 300 mil pessoas

22:11 | Mai. 13, 2024

Por: Gabriela Almeida
Procissão atraiu milhares de pessoas para as ruas de Fortaleza (foto: Renato Abê)

Passos intercalados com cânticos e rezas. Na noite desta segunda-feira, 13, milhares de pessoas tomaram as ruas de Fortaleza durante a realização da procissão de Nossa Senhora de Fátima. Caminhada contou com a emoção de fiéis e uma homenagem com orações voltadas ao Rio Grande do Sul (RS), na tentativa de interceder pelos gaúchos que sofrem com as fortes inundações que atingem o estado.

Conforme organização do evento, a estimativa inicial é que ação religiosa tenha reunido entre 200 a 300 mil pessoas. Momento fez parte da programação do dia da santa que dá nome a procissão, comemorado neste dia 13 de maio. No Santuário de Fátima, na Capital, foram celebradas 11 missas ao longo do dia. 

Tradicional caminhada saiu da Igreja do Carmo, no Centro, e teve logo a frente um grupo de religiosos segurando a bandeira do Rio Grande do Sul (RS), trajando ainda vestimentas típicas da região. Renato Guedes, 46, um dos coordenadores da procissão, conta que o gesto foi uma forma de homenagear o estado, que sofre com enchentes. Ao longo do trajeto os fiéis também rezaram pela vítimas da tragédia. 

Rilene Diniz, 54, estava entre os religiosos que fizeram o percurso com os pensamentos e as orações voltados aos gaúchos. "A gente tem que agradecer muito que vive em um lugar tranquilo. A gente tem que se unir pra ajudar um ao outro. (Nós) oramos pra Deus baixar água lá", diz a doméstica. 

Já Mirna Salomão, 39, fez a caminhada com o intuito de agradecer a Nossa Senhora uma graça alcançada, mas que fica como segredo entre elas. "(Vim) agradecer antes de mais nada por todas as coisas que Deus e Nossa Senhora tem concedido e também por uma graça especial (...) Nossa Senhora sabe qual é, ela conhece nosso coração", frisa a servidora pública, enquanto segura um terço na mão.

O engenheiro agrônomo Sidney Ramos, 7, também fez a caminhada em um gesto de agradecimento a santa. Ele vestia uma camisa com os nomes dos netos, João Miguel e João Lucas, como uma forma de levar os pequenos a também fazerem parte do ato de fé. "Vim agradecer", diz.

Durante a caminhada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima passou entre devotos, que fizeram, emocionados, pedidos à santa. Procissão contou com o auxílio de órgãos públicos como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e foi recebida com fogos no Santuário de Fátima, onde foi realizada uma missa.

Serviço

No dia de celebração a santa, neste 13 de maio, o Nordeste brasileiro também comemora a autorização para sediar uma réplica da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. Estrutura original está sediada em Fátima, Portugal, e seria o local exato onde a Santíssima Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos, no ano de 1917. O templo está em construção em João Pessoa, na Paraíba, pela comunidade Casa da Paz e deve ser inaugurado no dia 13 de outubro de 2024.

Veja como ajudar:

Para custear a obra, a Comunidade Casa da Paz pede a contribuição de fiéis com doações.
PIX - 83981331811
Depósito em conta corrente - Itaú (341) | Ag 7397 | Cc 02546-6
Casa da Paz Maria de Nazaré - Capelinha das Aparições.