Dom Gregório, arcebispo de Fortaleza, receberá Pálio Arquiepiscopal em cerimônia solene
O Pálio é uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, simbolizando a unidade com o Papa e a responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese
13:52 | Mai. 12, 2024
No próximo dia 6 de julho, dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza, será agraciado com a imposição do Pálio Arquiepiscopal, uma insígnia distintiva concedida aos arcebispos metropolitanos. A cerimônia solene está marcada para as 10 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, e contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante do papa Francisco.
O Pálio é uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, simbolizando a unidade com o papa e a responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese. Abençoado pelo papa Francisco durante a celebração do dia dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, é posteriormente entregue aos arcebispos metropolitanos pelos núncios apostólicos.
Leia mais
-
Tragédia climática afeta saúde mental de profissionais e voluntários
-
Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração
-
ONU pede cessar-fogo 'imediato' para guerra em Gaza, que já deixa mais de 35.000 mortos
-
Ucrânia: milhares de civis são forçados a deixar cidades da região de Kharkiv após ataque russo
A cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes, enquanto as quatro cruzes localizadas na frente, atrás, à direita e à esquerda simbolizam a vida, ciência, doutrina e poder do bispo, relacionando-se também com as virtudes cardeais de prudência, fortaleza, temperança e justiça. A cor púrpura remete à fé na Paixão de Cristo.
A imposição do Pálio é um momento de relevância para a Igreja, e representa a autoridade e missão do arcebispo sobre sua Igreja Local.