São Cristovão, em Fortaleza, ganha Escola Areninha; moradores reclamam de segurança

Outras 50 unidades devem ser entregues até dezembro de 2024, segundo a Prefeitura de Fortaleza. As aulas de reforço na Areninha serão ofertadas no contraturno escolar

A oitava Escola Areninha da Capital foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 10, no bairro São Cristóvão, em Fortaleza. De acordo com o prefeito, José Sarto (PDT), outras 50 devem ser entregues até o fim da gestão, em dezembro de 2024. A unidade busca promover a prática de atividades esportivas, além de oferecer aulas de reforço de língua portuguesa e matemática no contraturno escolar. O equipamento deve atender 340 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

As atividades oferecidas ampliam a carga horária dos alunos em 15 horas semanais. “Quem está matriculado na escola municipal mais próxima vem para cá no período da tarde fazer reforço, basicamente, de matemática e português. É um equipamento que ajuda a consolidar os números que nós temos tido na educação, que é a maior [cobertura] de tempo integral do Brasil”, destaca o prefeito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A unidade tem 375 metros quadrados (m²) e conta com três salas de aula, sala dos professores, coordenação, almoxarifado, refeitório, depósito de material de limpeza, despensa, copa e banheiros.

Jefferson de Queiroz, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), ressalta que a unidade faz parte de um plano para universalizar o ensino em tempo integral. “Ou a gente coloca as crianças em uma escola de tempo integral ou colocamos em programas, como a Escola Areninha, [no contraturno]”, pontua.

Além da escola, todo o entorno do local passou por requalificações. O espaço recebeu um calçadão com piso em intertravado, mobiliários urbanos, paisagismo, nova iluminação em LED, futmesa, playground, mesas de xadrez e academia ao ar livre.

“Com a requalificação, a comunidade vai se apropriar dessa área. Os casais vão [poder] se sentar aqui para namorar, a avó e o avô vão poder bater papo e conversar com a família, a garotada vai poder praticar esportes, estudar. [Também será beneficiado] o microempreendedor que vem vender a água, o sanduíche e o refrigerante”, diz o prefeito.

A praça, onde a areninha está inserida, também ganhou duas arquibancadas, serviços de pintura, recuperação de todo o alambrado e manutenção no vestiário, que conta agora com novas instalações elétricas e hidráulicas.

Os alunos do projeto deverão receber almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte e acompanhamento pedagógico. O novo equipamento contou com investimento de R$ 1.080.966,54, somado a R$ 96.071,60 em material e mobiliário.

Moradores reclamam da segurança

Estela Leandro, 60, mora no bairro há 30 anos e acredita que a escola é bem-vinda e que vai ajudar no desenvolvimento das crianças. Ela, no entanto, reclama da falta de segurança na região. “É assalto um atrás do outro. Não adianta inaugurar a Areninha, esse pátio, que é lindo, se logo em seguida vai ficar no esquecimento.”

Roberta Bezerra, 40, também mora no bairro e faz as mesmas reclamações. “Benefício tem, mas acho que falta eles também pontuarem a questão da segurança. Lá no Barroso teve assassinato [em areninha]. Esses bairros que já têm um índice alto de violência deveriam ter mais atenção. A gente não confia. Eu não tenho coragem de deixar meus filhos aqui.”

Em outubro de 2023, uma areninha no bairro Barroso, em Fortaleza, foi palco de uma tentativa de chacina. Na ocasião, um garoto de 14 anos morreu e outros de 13 e 12 anos foram baleados. Sobre a questão, o prefeito afirma que a gestão se preparou para proporcionar maior segurança aos usuários.

“Nós estamos fazendo videomonitoramento de todos os nossos equipamentos. Evidentemente, a gente prioriza a educação, são mais de 400 monitorados. Até o fim deste ano, nós seremos a Capital que terá o maior porcentual de videomonitoramento [do País]. Serão sete mil só em Fortaleza”, explica.

Atividades oferecidas

  • Aula de futebol: 6h semanais;
  • Aula de Língua Portuguesa: 3h semanais;
  • Aula de matemática: 4h semanais;
  • Aula de Formação para Cidadania 2h semanais.

Horário das atividades

  • Período da manhã: 7h30 às 10h30
  • Período da tarde: 13h30 às 16h30.

Veja os bairros onde as Escolas Areninha estão inseridas

  • Messejana;
  • Jangurussu;
  • Pirambu;
  • Granja Portugal;
  • Jardim das Oliveiras;
  • Sítio São João;
  • Mondubim;
  • Barra do Ceará.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

esducação esportes areninha escola areninha fortaleza educação publica segurança publica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar