Fortaleza recebe congresso brasileiro e latino-americano de cirurgia robótica
O evento nacional deve reunir mais de dois mil médicos no Centro de Eventos do Ceará, na capital cearenseEntre os dias 16 e 18 de maio, Fortaleza receberá um evento nacional dedicado à cirurgia robótica. Será o 17º Congresso Brasileiro de Videocirurgia e o 6º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Cirurgia robótica, realizados no Centro de Eventos Ceará, no bairro Edson Queiroz.
O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil) deve reunir mais de dois mil médicos de vários países na capital cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante os congressos, serão apresentados os avanços em cirurgia minimamente invasiva, uso da inteligência artificial, novos robôs cirúrgicos e procedimentos cirúrgicos remotos.
Na ocasião, estará pela primeira vez em exposição na Capital a versão de 4ª geração do robô Da Vinci, o Da Vinci XI, da empresa Intuitive, o primeiro a chegar ao Brasil.
Além de ser apresentado também pela primeira vez no Estado, o robô Versius, da empresa britânica Cambridge Medical Robotics (CMR).
Realizada pela primeira vez no País em 2008, as cirurgias robóticas apresentam uma nova revolução tecnológica na medicina.
De acordo com o médico Carlos Eduardo Domene, presidente da Sobracil, esse método já é um grande sucesso no Brasil, e é muito importante para o Nordeste sediar um evento dessa magnitude.
“Trazer para o Nordeste os principais cirurgiões do Brasil e muitos do exterior para divulgar as mais recentes aquisições em cirurgia avançada contribui para elevar o nível dos cirurgiões locais e proporcionar cirurgia de ponta para os pacientes”, ressalta.
Sendo um dos pioneiros da cirurgia robótica no Brasil, o médico explica a importância da técnica para a medicina e para o benefício de pacientes que precisem passar por procedimentos cirúrgicos.
Domene explica que várias são as cirurgias que vêm dando ótimos resultados quando realizadas com o auxilio do robô, dentre elas as de próstata e cirurgias que necessitam de uma habilidade técnica extrema do cirurgião, por exemplo, a cirurgia de intestino em casos de câncer de reto.
“As cirurgias robóticas são o passo seguinte para a introdução de novas ferramentas digitais, inteligência artificial, internet das coisas, telecirurgia e várias outras tecnologias para benefício dos pacientes", afirma o médico.
Ele ainda ressalta outros pontos positivos desse tipo de tecnologia: "As cirurgias robóticas tornam os os procedimentos menos invasivos, mais seguros, com menos dor e melhor e menor recuperação pós-operatória".
Serviço: Congresso Brasileiro de Cirurgia robótica - ação em Fortaleza
Quando: 16 a 18 de maio
Onde: Centro de Eventos Ceará (av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Público-alvo: Profissionais da área da saúde