Portão cai e atinge aluna em escola municipal de Fortaleza

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3. Criança foi encaminhada a um posto de saúde

Uma aluna da Escola Municipal São José, no bairro Presidente Kenenedy, em Fortaleza, foi atingida por um portão que desabou sobre ela, na manhã desta sexta-feira, 3. A criança teve ferimentos na cabeça e no braço, sendo levada a um posto de saúde por familiares. 

O portão que caiu ficava no refeitório da escola e, segundo O POVO apurou, apresentava ferrugem e sinais de desgaste. De acordo com professores da unidade, que preferem não se identificar, o acidente aconteceu por voltas das 8h50min. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A vítima cursa a sexta série do ensino fundamental. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela, mas as testemunhas informaram que ela teve bastantes sangramentos.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que a aluna foi atendida no posto de saúde e liberada em seguida. O portão foi removido para manutenção. 

Professores denunciam falta de infraestrutura na escola

Os docentes reclamam que, além do portão, outras estruturas da escola apresentam problemas como infiltrações nas paredes, goteiras em lâmpadas e outras instalações elétricas. Além disso, eles relatam que uma fossa que passa ao lado das salas de aula tem incomodado estudantes e professores.

Segundo os educadores, os problemas persistem desde 2022 e já teriam sido diversas vezes informados à SME. Eles afirmam que houve visitas ao local, mas não foram apresentadas ações efetivas.

"Aqui é uma escola feita pelos professores. Se não fosse o esforço dos professores e da coordenação, não ia para frente. Aqui só funciona porque os professores fazem de tudo para estar em sala de aula", relata uma das docentes.

Após ouvir os professores, O POVO procurou novamente a SME. A Secretaria disse acompanhar as demandas estruturais da unidade.

"No último mês de abril, após realizar vistorias, a SME disponibilizou recurso emergencial no valor de R$ 10 mil para a gestão da escola, oriundo do Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE). Este recurso é direcionado às unidades de ensino para manutenção da estrutura física e de equipamentos, aquisição de materiais de custeio, e, também, para compra de materiais de uso permanente", completa, em nota.

Atualizada às 14h46min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar