Validade da carteirinha de estudante de 2023 encerra nesta terça; saiba como solicitar a nova
Solicitação do documento pode ser feito de forma on-line ou presencial, mediante agendamento. Carteirinha dá acesso à tarifa estudantil e ao passe livreAs carteiras estudantis de 2023 poderão ser utilizadas até terça-feira, 30. A validade do documento não será prorrogada e, após a data, os estudantes deverão utilizar a carteirinha de 2024, que pode ser solicitada no site da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
O documento permite o acesso à tarifa estudantil (R$ 1,50) e ao passe livre do transporte coletivo de Fortaleza, que oferece duas passagens gratuitas por dia útil, de segunda a sexta-feira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde janeiro, a carteirinha de 2024 já pode ser solicitada e é possível realizar o procedimento de forma on-line ou presencial em um dos postos de atendimento, caso agendado no site da Etufor.
De acordo com o balanço do órgão, em 2024, 191.307 carteiras de estudante foram enviadas para confecção e 175.710 documentos já foram repassados às entidades estudantis, responsáveis pela entrega.
Carteirinha 2024: como solicitar
A solicitação do documento pode ser feita pela plataforma Identidade Estudantil ou presencial, agendando no site da Etufor.
Os postos de atendimento presencial são: sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 - Vila União), Shopping RioMar Kennedy, Vapt Vupt Centro, Messejana, RioMar Fortaleza e Antônio Bezerra, Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza ou no Novo Terminal Washington Soares.
O estudante deve seguir os seguintes passos: solicitação, envio ou entrega da documentação (CPF, RG, declaração de matrícula e comprovante de residência atualizados), pagamento do boleto (para alunos da rede particular) ou solicitação de gratuidade, cadastro ou atualização da biometria facial e solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino.
Após o procedimento, o documento segue para a confecção. O andamento do pedido também pode ser acompanhado pelo estudante na plataforma Identidade Estudantil.
O órgão alerta que, para receber o documento, é necessário que o aluno complete todas as etapas do pedido. De acordo com Ivanderly Carvalho, coordenadora de Atendimento ao Estudante, alguns alunos iniciam o processo de solicitação e não concluem.
“Entre as principais pendências temos a ausência de biometria (foto a ser impressa na carteira), a falta de pagamento do boleto ou confirmação de gratuidade ou falta de confirmação da matrícula pela universidade ou escola junto à Etufor”, afirmou em nota divulgada pelo órgão.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente