Fumaça não tóxica será usada no esgoto da Beira-Mar e poderá chegar às residências
Gás será utilizado para identificar pontos de irregularidade na rede; fumaça pode chegar a ralos e pias de residências, mas não oferece riscos à saúdeUm teste de fumaça será realizado entre a noite da próxima segunda-feira, 29, e a madrugada da terça-feira, 30, para identificar irregularidades na rede de esgoto da avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O gás será alocado em tampas de esgoto da pista e ajudará a inspecionar o trecho de 2,5 quilômetros (km) entre as vias Barão de Studart e Tereza Hinko, próximo ao Parque Bizão.
A ação busca encontrar instalações indevidas dentro da rede de esgoto, bem como pontos sobrecarregados pelo volume de chuvas que têm caído sobre a orla alencarina. A fumaça irá percorrer todo o trecho destacado, e a depender de onde sair, por bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, fornecerá indícios de uma possível intervenção irregular.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A aplicação da fumaça na rede de esgoto será realizada pela Ambiental Ceará, parceira público-privada da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), entre as 23 horas de segunda e o início da madrugada de terça.
Durante esse período, a fumaça poderá ser vista em ralos e pias de algumas residências da região. Segundo a empresa, ela não é tóxica, tampouco oferece algum outro tipo de risco ao corpo humano ou de animais
Um dos lados da via será interditado durante a instalação da fumaça, enquanto o outro seguirá livre para o tráfego de veículos, visando a segurança dos trabalhadores envolvidos.
Além da fumaça, um robô de fiscalização, chamado San, também será utilizado para encontrar problemas nos tubos de esgotamento.
Essa é, também, uma ação preventiva, que visa reduzir a possibilidade de extravasamento em períodos de chuva. Caso sejam detectadas desconformidades na rede de esgoto, nós trabalharemos no reparo e nos encaminhamentos para os órgãos responsáveis para a regularização do sistema”, explica.