Órgãos de Segurança e Saúde deverão fazer plano de ações para mais segurança no IJF

Comissão composta por diferentes órgãos foi formada em reunião solicitada pelo MPCE após assassinato de funcionário. Entidades têm até 11 de junho para apresentar propostas de ações

11:21 | Abr. 26, 2024

Por: Dayanne Borges
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL,23.04.2024: Assassinato no IJF. (foto: FÁBIO LIMA)

Dois dias após um funcionário ser baleado e decapitado dentro do refeitório do Instituto Dr José Frota (IJF), uma Comissão Interinstitucional é criada para elaborar ações de mais segurança dentro da unidade. Planejamento com ações sobre  segurança, saúde, vigilância e fluxo de atendimento, em destaque ao atendimento de pacientes custodiados, deve ser apresentado até 11 de junho. 

Definição ocorreu em reunião solicitada pelo Ministério Público do Estado (MPCE) na quinta-feira, 25, com representantes do hospital, Prefeitura de Fortaleza, pastas da segurança municipal, Secretaria da Saúde (Sesa) e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Objetivo foi discutir reforço da segurança dentro do hospital, já que o suspeito adentrou usando acesso biométrico, mesmo já não trabalhando no local. 

O debate aconteceu na Procuradoria Geral de Justiça e abordou temas como maior controle ao acesso do hospital, instalação de equipamentos de monitoramento, aumento na quantidade de guardas municipais e incremento de forças de segurança. A primeira reunião para e laboração do planejamento acontecerá dia 7 de maio. 

 

De acordo com MPCE, em dezembro de 2023 a promotoria já tinha orientado que a gestão buscasse medidas para aumentar a segurança no hospital. A necessidade de aumentar a inteligência e segurança do aparelho é para garantir a qualidade no atendimento do hospital e para reforçar a segurança de pacientes, profissionais e visitantes.