Chegada das relíquias de Santa Teresinha a Fortaleza é marcada por emoção de fiéis
Até o dia 30 de abril, os fieis poderão visitar as relíquias de santa Teresinha, que visitam Fortaleza em preparação ao centenário da canonização da santa
20:24 | Abr. 25, 2024
O sol não foi um empecilho para os fieis que aguardavam ansiosos a chegada de santa Teresinha. As relíquias, que ficarão na Arquidiocese de Fortaleza até a próxima terça-feira, 30 de abril, visitam o Brasil em preparação ao centenário de sua canonização, comemorada em 17 de maio de 2025.
A peregrinação das relíquias passará por 70 cidades brasileiras que acolhem as monjas Carmelitas. Esta é a segunda vez que a santa visita Fortaleza, já que em fevereiro de 1998, ela também passou em solo cearense. O arcebispo, dom Gregório Paixão, diz que esta visita é uma grande graça, já que relembra um caminho de santidade.
“É uma jovem simples que, em meio às dificuldades da vida e a sua doença, não desistiu de seus sonhos, foi para o carmelo ainda muito jovem e lá viveu todas as realidades do mundo por meio da oração. Não demonstrava caridade somente às pessoas mais próximas a ela, mas sua oração chegou aos confins da terra, principalmente nos lugares onde havia guerra”, comenta.
O arcebispo de Fortaleza aponta também que a santa deixa um ensinamento de profundo amor a Deus, já que ela levava ao pé da letra “amar a Deus sobre todas as coisas” e que é importante lembrarmos daqueles que já se foram e que fizeram bem para todos.
Vinda da Paróquia São José, no bairro Vila Peri, Aline Gomes conta que é um momento muito significativo. “O coração está quentinho, espero que ela faça cair uma chuva de rosas em nossas vidas. Sou apaixonada pela história de Santa Teresinha, aguardava ansiosamente para visitar as relíquias”, relata.
A jovem Vitória Ximenes também aproveitou o momento para agradecer as graças e bênçãos recebidas. “É uma grande graça! Hoje venho aqui para prestar o meu agradecimento. Estou muito feliz e grata pelos milagres que Santa Teresinha fez em minha vida”.
Leia mais
Era por volta das 16h20min quando a urna com as relíquias de Santa Teresinha adentraram o Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza. Após a adoração do santíssimo e tomados pela alegria e pela emoção, o público acolheu o relicário com uma salva de palmas e com o desejo de chegar perto daquela que recebe o título de padroeira das missões.
O relicário veio de Chorozinho, entrou na fábrica Fortaleza e de lá, no carro do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), foi para o Carmelo Santa Teresinha e do carmelo seguiu para o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Veja fotos da chegada:
No local, pessoas distribuíram rosas de diversas cores. Orações e pedidos eram apresentados, sorrisos e lágrimas de alegria tomaram conta do lugar. A irmã Maria Clara, do Instituto Hesed, diz que depois de tantos anos que a relíquia não vem a Fortaleza, é uma grande alegria recebê-la, será realmente uma chuva de graças.
“Santa Teresinha veio abençoar o nosso solo. Ela é a padroeira das missões e acredito que ela está muito feliz de poder percorrer o Ceará depois de tantos anos”, expõe.
Saindo do CEU, o relicário segue às 20 horas para uma Vigília na Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Granja Portugal, e depois segue o itinerário da visita, conforme divulgado pela Arquidiocese.
Visando o policiamento e a proteção nos locais de visitação, a Polícia Militar do Ceará informou que estará acompanhando o relicário, desde a chegada até o dia 30 de abril, quando ela se despede de Fortaleza.
Além disso, será empregado o policiamento com viaturas e motopatrulhas no entorno e nas principais vias de acesso dos locais de visitação, durante os 5 dias de estadia do relicário na Capital.