Mercado da Aerolândia permanecerá no bairro e passará por requalificação
A decisão foi tomada pelos moradores em votação durante reunião com o secretário de Infraestrutura de Fortaleza
20:05 | Abr. 23, 2024
O Mercado da Aerolândia permanecerá no bairro e passará por restauração. A decisão veio em reunião dos moradores com a Prefeitura de Fortaleza, por meio de votação, na noite desta terça-feira, 23. O titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, esteve presente no encontro.
LEIA TAMBÉM | Estrutura dos Mercados dos Pinhões e da Aerolândia veio da França em 1897
A notícia veio logo após a indignação dos moradores com o anúncio feito na última semana sobre a união dos mercados da Aerolândia e dos Pinhões.
"A reunião foi muito boa porque deu pra gente ter a dimensão de qual é o sentimento majoritário e demonstrou a necessidade de que essa estrutura do Mercado fique aqui na Aerolândia em função de toda essa ligação cultural e de pertencimento que existe da comunidade com o equipamento", afirmou o secretário Samuel Dias.
A população do entorno dos mercados desconhecia o projeto que iria "reunificar" as estruturas. Nesse domingo, 21, moradores realizaram um protesto contra a mudança abraçando o equipamento.
Para a votação, a população teve três opções: a retirada do mercado e construção de uma área de lazer; a restauração do mercado e a unificação das estruturas e com uma cópia do mercado no local. A segunda opção foi a proposta aceita pelos moradores da comunidade.
Também nesta terça, a Associação Grupo de Economia Solidária da Aerolândia chegou a divulgar nota contra a junção dos dois mercados e solicitou a suspensão da obra de fusão. No documento, a Associação reforçou que a estrutura de ferro do mercado foi tombada pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic). Texto classificava a junção como "violência patrimonial à memória afetiva de quase 30 mil pessoas que configuram o bairro da Aerolândia e as proximidades".
Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura deve ouvir os moradores da comunidade do Mercado dos Pinhões.
(Com informações da repórter Gabriela Almeida. Colaboraram: Gabriela Monteiro e Mario Henrique Lima/Especiais para O POVO)
Atualizada às 20h30min