Moradores abraçam equipamento em protesto contra a retirada do Mercado da Aerolândia

Moradores se reuniram e realizaram uma corrente de abraço em torno do Mercado da Aerolândia após a informação que o equipamento sairia do bairro

Moradores dos bairros Aerolândia e Alto da Balança se uniram para realizar um protesto contra a retirada do Mercado da Aerolândia. A manifestação ocorreu nesse domingo, 21, como ato de protesto a população dos dois bairros ficaram de mãos dadas ao redor do equipamento formando um grande abraço.

Muitos moradores se surpreenderam após saberem que o Mercado da Aerolândia será retirado do local e levado para o entorno da Praça Visconde de Pelotas, no Centro, local onde abriga o Mercado dos Pinhões. Com a notícia, os moradores decidiram se reunir e protestar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o organizador da ação, Francisco Paulo, o protesto reuniu cerca de 60 pessoas. Mais ações estão sendo programadas para chamar atenção para a causa dos moradores.

“Estamos nos reunindo para demonstrar o quanto esse mercado é importante para nós que somos moradores do bairro. Aqui era um local de lazer para as famílias, lugar onde tinha cultura, divertimento e estão querendo nos tirar isso, não podemos aceitar”, disse o organizador.

Para o morador Wallace Santana, a possibilidade da retirada do mercado foi uma surpresa. “Realizamos um abraço simbólico em torno do mercado para demonstrar o quanto a comunidade tem um apego emocional ao equipamento. Eu acho bastante importante essa movimentação e espero que não aconteça esse desastre cultural que seria a retirada do Mercado da Aerolândia”, disse Wallace.

Além de um lugar de cultura e lazer, eles destacam que o Mercado da Aerolândia era um local onde muitos moradores ganhavam um sustento financeiro com a comercialização de produtos nos dias de evento.

Um dos manifestantes do projeto, Ediu Almeida, permissionário do antigo box 16, ganhava o sustento da família com as vendas realizadas no Mercado da Aerolândia.

“A gente aguardava que fosse realizada a reforma do mercado e não que eles iriam tirar o equipamento daqui. Eu já tinha comprado dois freezers na esperança da reinauguração, eu fiquei penalizado, pois era uma fonte de renda que eu tinha”, informou Ediu.

Mais um protesto está programado para acontecer nessa terça-feira, 23, às 18 horas em torno do mercado, onde os moradores vão se reunir para debater e realizar ações contra a retirada do equipamento.

Equipamentos devem voltar à sua configuração histórica

A Prefeitura de Fortaleza anunciou na última semana que "em breve" pretende iniciar um projeto de reunificação das estruturas de ferro dos Mercados dos Pinhões e da Aerolândia.

Intervenção deve fazer com que equipamentos voltem à sua configuração histórica, com estruturas  interligadas, que existiu até 1938. 

Pelo projeto, a construção que hoje compõe o Mercado da Aerolândia será transferida para o entorno da Praça Visconde de Pelotas, onde hoje funciona o Mercado dos Pinhões.

Licitação para a iniciativa deve ser lançada ainda no segundo semestre de 2024 e a perspectiva é que obras sejam iniciadas no fim deste ano ou no primeiro semestre do próximo ano, sendo concluída em até 18 meses. Informação foi divulgada pelo secretário Samuel Dias (Infraestrutura).

Intervenção é viabilizada em razão da desapropriação de um terreno de área total de cerca de 4,1 mil metros quadrados, situado ao lado do Mercado dos Pinhões. (Colaborou: Gabriela Almeida)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

protesto Mercado da Aerolândia abraço manifestação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar