Após assalto de moto, motorista de aplicativo diz que foi preso por engano em Fortaleza
Homem ficou preso por uma noite e foi liberado na tarde do dia seguinteO motorista de aplicativo Roniely dos Santos Brioso, de 25 anos, em vídeo, ao lado da esposa, Alícia Ramos, afirma ter sido preso por engano. O homem contou que foi confundido com um dos suspeitos de pratica de furto no bairro Meireles, em Fortaleza.
Ele foi preso às 19h30min na última segunda-feira, 15, e liberado por meio da audiência de custódia às 15 horas do dia seguinte, terça-feira, 16.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No vídeo publicado nas redes sociais, Roniely conta que a polícia prendeu um dos suspeitos, mas que ao estacionar próximo a ocorrência, Roniely dos Santos foi confundido com um deles e levado à delegacia.
Ao O POVO, ele relatou que “passar uma noite na cela junto a outros presos abalou o psicológico”.
Leia mais
Um advogado contratado por pessoas próximas participou da audiência e conseguiu a liberação de Roniely dos Santos. Em entrevista, o motorista diz que o Ministério Público (MPCE) queria que ele utilizasse a tornozeleira eletrônica, mas o advogado conseguiu reverter a situação.
Durante o ocorrido, a moto de Ronielly foi apreendida e ainda não foi liberada. O advogado que o acompanhou na audiência de custódia continuará na defesa do caso.
Roniely dos Santos se defende: “O homem não se parece nada comigo. Eu sou negro, ele branco. A minha moto é azul, a do suspeito é vermelha”.
A família de Roniely só ficou sabendo da prisão do homem ao verificar o rastreador da moto. A moto continua retida e, segundo o homem, fazer corridas por meio de aplicativo era a única fonte de renda dele, já que ele está desempregado.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada após ocorrências de furto de motocicletas. A ação criminosa foi registrada pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), no bairro Praia de Iracema.
De acordo com a pasta, um homem de 25 anos "foi localizado com base nas informações recebidas pela PMCE" e conduzido para a Delegacia do 2º Distrito Policial (2º DP).
"Na unidade policial, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de furto de veículo, conforme o entendimento da autoridade policial competente. Após os procedimentos na delegacia, o suspeito foi colocado à disposição do Poder Judiciário", diz a nota.
Conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a liberdade de Roniely dos Santos Brioso foi concedida "com a aplicação da medida cautelar de comparecimento mensal na sede da Coordenadoria de Alternativas Penais pelo prazo de seis meses".
Ainda conforme a nota do TJCE, "segundo o auto de prisão em flagrante, na noite do último dia 15 de abril, no bairro Praia de Iracema, Roniely e outros três homens teriam furtado duas motos e, no momento da chegada dos policiais, estavam tentando furtar uma outra motocicleta".
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente