Após assalto de moto, motorista de aplicativo diz que foi preso por engano em Fortaleza

Homem ficou preso por uma noite e foi liberado na tarde do dia seguinte

15:27 | Abr. 19, 2024

Por: Dayanne Borges
Roniely dos Santos afirma que foi preso por engano (foto: Arquivo Pessoal)

O motorista de aplicativo Roniely dos Santos Brioso, de 25 anos, em vídeo, ao lado da esposa, Alícia Ramos, afirma ter sido preso por engano. O homem contou que foi confundido com um dos suspeitos de pratica de furto no bairro Meireles, em Fortaleza.

Ele foi preso às 19h30min na última segunda-feira, 15, e liberado por meio da audiência de custódia às 15 horas do dia seguinte, terça-feira, 16.

No vídeo publicado nas redes sociais, Roniely conta que a polícia prendeu um dos suspeitos, mas que ao estacionar próximo a ocorrência, Roniely dos Santos foi confundido com um deles e levado à delegacia.

Ao O POVO, ele relatou que “passar uma noite na cela junto a outros presos abalou o psicológico”.

Um advogado contratado por pessoas próximas participou da audiência e conseguiu a liberação de Roniely dos Santos. Em entrevista, o motorista diz que o Ministério Público (MPCE) queria que ele utilizasse a tornozeleira eletrônica, mas o advogado conseguiu reverter a situação.

Durante o ocorrido, a moto de Ronielly foi apreendida e ainda não foi liberada. O advogado que o acompanhou na audiência de custódia continuará na defesa do caso.

Roniely dos Santos se defende: “O homem não se parece nada comigo. Eu sou negro, ele branco. A minha moto é azul, a do suspeito é vermelha”.

A família de Roniely só ficou sabendo da prisão do homem ao verificar o rastreador da moto. A moto continua retida e, segundo o homem, fazer corridas por meio de aplicativo era a única fonte de renda dele, já que ele está desempregado.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada após ocorrências de furto de motocicletas. A ação criminosa foi registrada pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), no bairro Praia de Iracema.

De acordo com a pasta, um homem de 25 anos "foi localizado com base nas informações recebidas pela PMCE" e conduzido para a Delegacia do 2º Distrito Policial (2º DP).

"Na unidade policial, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de furto de veículo, conforme o entendimento da autoridade policial competente. Após os procedimentos na delegacia, o suspeito foi colocado à disposição do Poder Judiciário", diz a nota.

Conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a liberdade de Roniely dos Santos Brioso foi concedida "com a aplicação da medida cautelar de comparecimento mensal na sede da Coordenadoria de Alternativas Penais pelo prazo de seis meses".

Ainda conforme a nota do TJCE, "segundo o auto de prisão em flagrante, na noite do último dia 15 de abril, no bairro Praia de Iracema, Roniely e outros três homens teriam furtado duas motos e, no momento da chegada dos policiais, estavam tentando furtar uma outra motocicleta".