Arquidiocese de Fortaleza recebe relíquias de Santa Teresinha; veja programação de visitas
De 25 a 30 de abril, o público poderá visitar as relíquias de Santa Teresinha, a padroeira das missõesA Arquidiocese de Fortaleza recebe, pela segunda vez, a visita do relicário de Santa Teresinha do Menino Jesus, em preparação para o centenário da canonização da santa, comemorado em 2025. Dos dias 25 à 30 de abril, a urna com os ossos do fêmur e do pé passará por alguns pontos da Cidade para que os fiéis possam visitar.
O relicário enviado pela Basílica de Lisieux, na França, está visitando 70 cidades brasileiras onde há a presença de monjas carmelitas. Conforme a irmã Maria Bernadette, madre superiora do Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, a visita é promovida pelo Carmelo Descalço no Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Esse relicário peregrina em vários locais do mundo. Em 2023, comemoramos os 150 anos de Santa Teresinha, mas não conseguimos porque já tinha muitos pedidos. Daí, o Santuário de Lisieux disse que poderia ceder para o ano de 2024 e, em 2025, completam 100 anos da canonização de Santa Teresinha", explicou.
Leia mais
A peregrinação iniciou no dia 1º de fevereiro na cidade de Trindade, em Goiás, e finda em 19 de outubro, em São Paulo. Pelo Ceará, o relicário passará por Fortaleza, Icó, Quixadá, Ibiapina e Limoeiro do Norte.
Veja a programação
25 de Abril
12 horas - Chegada das relíquias e celebração eucarística na Matriz de Santa Teresinha, em Chorozinho.
15h30min - Acolhida das relíquias no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza
20 horas - Vigília na Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Granja Portugal;
26 de abril
8 horas - Recepção e exposição pública no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo;
19 horas - Vigília na Diaconia Shalom, em Aquiraz;
27 de abril
8h30min - Matriz da Paróquia Santa Teresinha, no bairro Vicente Pinzón;
13 horas - Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Joaquim Távora;
15 horas - Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Aerolândia;
20h30min - Vigília dos jovens no Shalom da Paz, no bairro Aldeota;
28 de abril
8 horas - Catedral Metropolitana de Fortaleza
14 horas - Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários;
20 horas - Vigília na Comunidade Face de Cristo, no bairro Cocó;
29 de abril
8h30min - Instituto Hesed, no bairro Ancuri
15 horas - Matriz da Paróquia do Cristo Rei, no bairro Aldeota
19h30min - Vigília no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo;
30 de abril
7 horas - Missa de despedida das relíquias no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo (celebrada por Dom Gregório Paixão);
A visitação é aberta ao público em todos os horários para oração e veneração. Madre Bernadette diz ainda que haverão formações sobre Santa Teresinha, o terço e um momento de oração em silêncio no Carmelo e que a programação varia de um local para o outro.
No dia 29 de abril, penúltimo dia de peregrinação em Fortaleza, o carro do Corpo de Bombeiros fará o translado do relicário da Paróquia do Cristo Rei para o Carmelo. “Os bombeiros acompanharão o trajeto em alguns perímetros e em outros, o carro da comunidade Shalom que estará adesivado com a imagem de Santa Teresinha fará este transporte”, explicou.
Após a missa das 7 horas da manhã no dia 30 de abril, no Carmelo, o relicário segue rumo a cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará.