Fortaleza recebe 15 novos veículos para serviços na Assistência Social
Os veículos serão distribuídos para serviços no Creas, Cadastro Único e organizações da Sociedade CivilEm evento realizado na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Prefeitura de Fortaleza entregou 15 novos veículos de Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS), sendo distribuídos pelos principais serviços de Assistência Social.
Destes 15, seis carros estarão a serviço dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), sete para as organizações sociais e dois para as equipes do Cadastro Único no Município.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As organizações da sociedade civil que foram contempladas com a emenda são cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas de atenção.
Leia mais
São elas Instituto de Assistência e Proteção Social; Instituto Parque Universitário; Instituto de Arte e Cidadania do Ceará; Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima; Instituto Maria da Hora, Associação de Moradores do Tancredo Neves e Instituto Gotas
O titular da pasta dos Direitos Humanos, Francisco Ibiapina, diz que esse investimento em novos veículos significa melhorar a estrutura de atendimento para os casos de violação de direitos, negligência e abandono.
“Com estes carros, nossas equipes terão a possibilidade de estar mais presentes nos territórios acompanhando esses casos de violação de direitos, no intuito de buscar a superação dessas vulnerabilidades. Nós também temos parcerias com a rede socioassistencial, então estas entidades privadas que estão sendo beneficiadas aqui fortalecem essa rede de proteção social”, disse.
A rede de serviço do SUAS em Fortaleza recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão por meio de um repasse de emenda parlamentar do deputado André Figueiredo. O uso da verba foi aprovado pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e a decisão publicada no Diário Oficial do Município em junho de 2023.
O secretário pondera ainda que com a chegada desses veículos será possível ampliar as ações, já que a equipe poderá se dividir. “A gente tem serviços nos Creas que agora poderão atuar de forma simultânea, tanto o serviço de proteção e atenção especializada a família e o indivíduo como o serviço de abordagem social, além do serviço de acompanhamento de jovens em medidas socioeducativas em meio aberto ”, complementa o Secretário.