Cerca de 73 mil hidrômetros de mais de 50 bairros de Fortaleza devem ser trocados; veja lista
O serviço é 100% gratuito e faz parte de um projeto que tem como objetivo proporcionar maior segurança hídrica aos fortalezensesCerca de 73 mil hidrômetros serão substituídos e 16.500 ligações de água serão padronizadas em mais de 50 bairros de Fortaleza. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o serviço é 100% gratuito e faz parte de um projeto de setorização do abastecimento, que tem como objetivo proporcionar maior segurança hídrica por meio do controle da pressão e da vazão para evitar perdas de água. A ação faz parte do programa Águas do Ceará.
Os hidrômetros trocados serão substituídos por equipamentos mais modernos, que possibilitam a otimização da leitura do consumo e, consequentemente, do faturamento dos clientes. Os novos hidrômetros, além disso, possibilitam a redução de perdas de água. A mudança de equipamento é obrigatória e segue a normativa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já a padronização, consiste no deslocamento do hidrômetro para a parte de fora do imóvel. A medida facilitará a leitura do consumo de água pelas equipes da Cagece. Não será mais necessário que o cliente esteja na residência para emitir a fatura. Em alguns casos, quando não houver a possibilidade de instalação na parede, o equipamento será instalado na calçada, junto com uma caixa de proteção.
Em nota, o gerente de Combate às Perdas de Água da Cagece, Pedro Cavalcante, detalha que a ação tem como objetivo “dar ainda mais qualidade e eficiência ao processo de distribuição de água tratada”. O conjunto de obras realizadas pela Cagece inclui serviços para melhorias nos sistemas já existentes, construções de novos sistemas e obras estruturantes para ampliação e manutenção.
A Cagece ainda reforça que o impedimento à realização do serviço se caracteriza como descumprimento de lei e pode acarretar na interrupção do fornecimento de água, conforme determinam os órgão reguladores. Os trabalhadores da companhia, que realizam esses serviços, estarão sempre fardados, portando crachá de identificação e com veículos com a marca da empresa.
O POVO entrou em contato com a Cagece para saber a data em que as mudanças devem acontecer, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. O texto será atualizado, caso a demanda seja respondida.
Em quais bairros a ação acontecerá?
- Vila Velha
- Quintino Cunha
- Jardim Iracema
- Jardim Guanabara
- Antônio Bezerra
- Padre Andrade
- Barra do Ceará
- Floresta
- Presidente Kennedy
- Álvaro Weyne
- Cristo Redentor
- São Gerardo
- Vila Ellery
- Monte Castelo
- Carlito Pamplona
- Pirambu
- Jacareacanga
- Farias Brito
- Parquelândia
- Amadeu Furtado
- Parque Araxá
- Damas
- Parreão
- Fátima
- Benfica
- Jardim América
- Montese
- Vila União
- Bom Futuro
- Rodolfo Teófilo
- Aldeota
- Centro
- Dionísio Torres
- Joaquim Távora
- Meireles
- Mucuripe
- São João do Tauape
- Praia de Iracema
- Varjota
- Bonsucesso
- Itaoca
- Itaperi
- Jardim Cearense
- Maraponga
- Mondubim
- Novo Mondubim
- Manuel Sátiro
- Parangaba
- Parque São José
- Vila Peri
- Dendê/Rachel de Queiroz
- Serrinha.
Canais de atendimento
Central de Atendimento: 0800.275.0195;
Cagece App: disponível para Android e iOS;
Gesse: assistente virtual que atende no portal da companhia;
Central de Atendimento Telefônico do Estado: 155.