Parque do Cocó: plano de restauro e laudo sobre incêndio serão divulgados no sábado, 13

Investigação sobre o acidente teve início em 22 de janeiro para saber origem do fogo que atingiu o equivalente a 14 campos de futebol do Parque, no início deste ano

11:42 | Abr. 10, 2024

Por: Mirla Nobre
Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, atingiu dez hectares em janeiro deste ano (foto: FCO FONTENELE)

O plano de restauração do Parque do Cocó, após incêndio que atingiu dez hectares da Unidade de Conservação (UC) em janeiro deste ano, será apresentado pelo Governo do Ceará na manhã deste sábado, 13, às 9 horas, no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Além do plano, o laudo técnico sobre o acidente ter sido criminal ou não também deve ser divulgado.

O incêndio atingiu ao equivalente a 14 campos de futebol como o Castelão. Na época, foram mais de 100 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e 300 mil litros de água usados para controlar as chamas na região. As investigações para saber a causa do incêndio foram iniciadas no dia 22 de janeiro.

Na época, o Corpo de Bombeiros considerou o incêndio, que durou mais de 72 horas, como de grandes proporções. As chamas tiveram início na quinta-feira, 18, e foram controladas no domingo, 21. Combate ao incêndio também contou com apoio dos agentes do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

A apresentação do plano vai ocorrer durante as comemorações do encerramento da Festa Anual das Árvores (FAA), que deve reunir, dos 184 municípios convidados, 147 cidades que aderiram à participação no evento. Organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas também devem participar.

Neste ano, o tema da Festa das Árvores é “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”. A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) informou que o objetivo do evento é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Conforme a titular da Sema, Vilma Freire, ao longo das últimas décadas as atividades humanas vêm causando o aquecimento do planeta, gerando consequências para todos os seres vivos, e os incêndios florestais são as piores dessas agressões. Ela pontua que o cenário “destrói a vida das florestas, afeta a saúde humana e contribui com as mudanças climáticas”.

O evento deve contar com 106 escolas estaduais, 27 Unidades de Conservação (UC) estaduais e jovens integrantes do programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental (AJA). Na programação dos festejos, estão previstas atividades de plantio e de educação ambiental, com o objetivo de semear na população cearense a ideia da preservação das árvores.

Serviço

Festa Anual das Árvores 2024 e apresentação do Plano de Restauração do Parque do Cocó

Quando: Sábado, 13 de abril, às 9 horas
Onde: Parque Estadual do Cocó (avenida Padre Antônio Tomás, s/n, Cocó). Fortaleza (CE)