Frotinha de Messejana é reinaugurado com 21 novos leitos
Unidade passa a contar com 92 leitos, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratóriasApós requalificações sucessivas desde, pelo menos, novembro de 2019, o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana) foi reinaugurado nesta segunda-feira, 8. O equipamento teve aumento de cerca de 30% do número de leitos e da sua capacidade cirúrgica.
A unidade tinha 71 leitos e agora contará com 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As obras estavam previstas para serem finalizadas em 2020, mas atrasaram devido à pandemia, segundo informou o prefeito José Sarto durante a inauguração nesta segunda, 8. O valor total dos investimentos foi R$ 17 milhões, conforme a Prefeitura.
"A pandemia seguiu 2020, 2021 e 2022. Nós também seguimos as diretrizes da Vigilância Sanitária, que incluíam recomendações específicas sobre técnicas, como por exemplo, parede da sala de raio-x ser revestida para não extravasar a radiação. À medida que o tempo passava, essas exigências se ampliaram", comentou o prefeito.
A unidade será a primeira do Município gerenciada pela Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) e teve consultoria da Sociedade Israelita Albert Einstein.
Conforme a Prefeitura, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Fagifor e o Albert Einstein teve o objetivo otimizar os recursos da unidade. "A consultoria da Einstein, que é uma das mais reconhecidas internacionalmente, ia nos indicando e nós ajustamos [o projeto inicial] com uma melhor qualidade", completou Sarto.
Com funcionamento 24 horas, o Frotinha de Messejana oferta atendimento de urgência e emergência, com foco em traumatologia e cirurgias gerais.
Ao todo, cerca de 490 profissionais vão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.