Frotinha da Messejana deve ser reinaugurado nesta segunda, 8 de abril
A unidade estava fechada para reforma. O Gonzaguinha da Messejana também passa por reforma e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste anoO Frotinha da Messejana será reinaugurado na segunda-feira, dia 8, às 9h30min, conforme anúncio da Prefeitura. O Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira estava fechado para reformas. A entrega do hospital deve ser realizada pelo prefeito José Sarto, e acontece após a unidade hospitalar ter um acréscimo de 30% na sua capacidade de atendimento de cirurgia.
A unidade de saúde passa por requalificações sucessivas desde, pelo menos, novembro de 2019. Em agosto de 2021, trabalhadores da Saúde e a comunidade do bairro Messejana realizaram uma manifestação pedindo celeridade na conclusão da reforma e reabertura do hospital, que estava fechado desde o fim de maio daquele ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), custou R$ 9,7 milhões. O hospital passou por reformas em todo o centro cirúrgico, no laboratório, no bloco administrativo, na coberta e nas salas de gesso e raio-X. A unidade também recebeu novas instalações elétricas e uma nova subestação de energia.
Com a reforma, a Unidade de Terapia de Urgência (UTU) foi expandida, saindo de três para quatro leitos. Também foram reformadas as enfermarias e a sala pequenos procedimentos. A expectativa é de que a entrega do equipamento desafogue outras unidades de Frotinhas e o IJF, destacou o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.
Fortaleza possui três unidades hospitalares de média complexidade para o atendimento traumatológico. Os Frotinhas compõem a Rede de Atenção à Saúde da Capital, se enquadrando no perfil de atendimento secundário. Estão localizados nos bairros Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana.
Obras do Gonzaguinha de Messejana
Outro equipamento de saúde do bairro, o Gonzaguinha de Messejana também passa por reforma. Em live realizada no dia 6 de novembro do ano passado, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, afirmou que estava naquele momento com 50% das obras concluídas.
Segundo a Prefeitura, o Gonzaguinha deve ser entregue no segundo semestre de 2024. A pós a reforma da unidade, o projeto prevê a ampliação do hospital, que passará de 4.545 m² (metros quadrados) para 6.300 m².
Foram investidos R$ 29 milhões para a construção de 107 leitos, consultórios médicos, ambulatório, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, sala de ultrassonografia e raio-X.