Acusado de assassinar autista é condenado a 14 anos de prisão no Ceará

O jovem assassinado tinha 26 anos e teria se irritado e intervido em uma discussão entre o acusado e uma criança no Bairro Passaré, em Fortaleza

15:49 | Abr. 06, 2024

Por: Wilnan Custódio
Imagem em preto e branco de close em mãos segurando quebra-cabeças símbolos do autismo (foto: Pixabay)

Peric Evandro da Silva foi condenado na última quinta-feira, 4, pelo assassinato de Bergson Mariano da Silva, de 26 anos, que era autista. O acusado foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado. A pena foi aplicada pelo Conselho de Sentença da 4ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, oito meses depois do crime que aconteceu no bairro Passaré.


Conforme o processo, a vítima teria ficado agitada e presenciado Peric discutindo com uma criança no dia 3 de agosto do ano passado. Bergson teria ameaçado chamar a Polícia, e também jogado uma pedra contra Peric, e saído do local. Ao retornar, a vítima já encontrou o acusado com arma de fogo em punho e irritado. Em sequência, Bergson foi alvejado.


Após o crime, o reú foi preso no mesmo dia. A arma de fogo utilizada foi apreendida. A prisão do acusado já havia ocorrido após audiência de custódia. E após seu julgamento nesta quinta, foi negado a ele o direito de recorrer em liberdade.


A julgamento foi presidido pelo juiz Magno Rocha Thé Mota, e os jurados acataram a argumentação da acusação, considerando as duas qualificadoras: motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Pela acusação de porte ilegal de arma de fogo, o homem foi condenado a um ano e dois meses de reclusão e 39, dias-multa.