Uma década após rebatismo, praça em Fortaleza ainda é conhecida por nome que homenageia ditadura

Praça da Paz Dom Hélder Câmara foi rebatizada há mais de dez anos, mas ainda é lembrado como Praça 31 de Março— primeira alcunha dada e que serviu de homenagem a um período sombrio no Brasil

Placas espalhadas pela área mostram o nome do equipamento: Praça da Paz Dom Hélder Câmara. Não é assim, contudo, que ela é conhecida por frequentadores.

Construído na Praia do Futuro, em Fortaleza, o espaço público foi rebatizado há mais de dez anos, mas ainda é lembrado como Praça 31 de Março— primeira alcunha dada e que serviu de homenagem ao golpe militar que instituiu a ditadura no Brasil.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Uma lembrança sombria do País, com recém completas seis décadas, pulsando no coração turístico da Cidade.

Uma reportagem do O POVO datada de 1976 descreve o processo das obras do logradouro, situado a oeste com a Avenida Dioguinho e a leste com a Avenida Zezé Diogo. Na época, projeto foi divulgado como uma ação que buscava "dotar o Município de mais equipamentos de lazer". Espaço seria entregue para a população no ano seguinte, sem que o seu nome causasse estranhamento. 

Batizada de "Praça 31 de Março", o local homenageava na alcunha o dia do golpe militar que implantou a ditadura no Brasil em 1964, e só deixou de se chamar assim em 2013, quando foi revogado o dispositivo de nomeação. Alteração, contudo, só foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em abril de 2014.

Com a publicação oficial, o espaço recebeu o nome de "Praça da Paz Dom Hélder Câmara", proposto pelo vereador João Alfredo (PSOL) em um projeto de lei. Nova alcunha fazia alusão ao bispo cearense e opositor do regime militar brasileiro, que lutou pelos direitos humanos durante o regime autoritário. 

A troca teve um peso histórico, mas parece não ter sido sentida pela população que transita no local. Maria Jane, 64, por exemplo, mora há mais de quarentas anos no bairro e ainda chama a praça de "31 de Março". Ela confessa ter tomado conhecimento do nome novo, mas diz que ele "não pegou". 

"Não pegou, ninguém reconhece. Colocaram uma placa mas ninguém identificou como Dom Hélder, não funcionou, não foi aceito (...) O povo não é politizado, eles não sabem o que significa essa data, sabe nem o que é. Então para eles tanto faz esse nome como outro qualquer, eles não entendem, não tem significado", pontua a professora, que utiliza a praça para caminhar e dar passeios. 

Já para os moradores mais jovens da região, a nomenclatura atual pode parecer uma surpresa. É o caso de Ana Lais, 21, que reside há um ano na área e usa o espaço para passear com a namorada e o cachorro do casal. 

A bartender confessa chamar a praça ainda pela alcunha antiga e, após descobrir a troca do nome, diz apoiar a mudança, pontuando: "Seria bom as pessoas conhecerem (a praça) pela história".

Ao lado da jovem, sua namorada, Ester Diaz, 19, também relata chamar o espaço por "31 de Março" ou ainda "Praça da Praia do Futuro".  

"Seria interessante algo que contasse essa história acho que ninguém sabe desse nome, pouquíssimas pessoas devem saber e é muito mais interessante por conta da história (...) Esse novo nome seria uma mudança até pra arrecatar mais significado ao que é aqui", diz.

Uma outra explicação pode estar ainda no fato de existir próximo dali uma comunidade que também se denomina 31 de Março. A associação é apontada por Paulo Ricardo, 20, que mora na região desde que nasceu. 

"Eu sei que o nome dela é Dom Hélder Câmara, mas todo mundo chama praça da 31" , expõe o técnico de informática, afirmando ainda não se importar com os motivos da troca do nome. 

Histórico da praça:

  • 1976: Sancionada a Lei nº 4.734, que batizava de "31 de Março" o equipamento;
  • 2009: Projeto de lei proposto pelo vereador João Alfredo (PSOL) propõe trocar o nome do logradouro para Dom Hélder Câmara;
  • 2013: Sancionada a Lei nº 10.009, revogando dispositivo que nomeava o espaço;
  • 2014: Revogação do nome foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e praça passa a se chamar Dom Hélder Câmara.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praça fortaleza praia do futuro praça dom helder

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar