Panelada de 200 kg marca o 2º aniversário do Mercado AlimentaCE
A panelada, que reflete a tradição gastronômica cearense, também foi distribuída gratuitamente para a comunidade Moura Brasil
16:23 | Mar. 31, 2024
Em vez do tradicional bolo de aniversário, o Mercado AlimentaCE optou por celebrar seu segundo aniversário de uma maneira inusitada: com uma superpanelada de 200 kg. A comemoração ocorreu na manhã deste domingo no próprio Mercado, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. A porção, que ainda acompanhou cuscuz, foi comercializada pelo valor de R$7, sendo mais que aprovada pelos visitantes.
Mesmo antes das portas se abrirem na Estação das Artes, uma fila de cerca de 20 pessoas já esperava do lado de fora para aproveitar a programação do espaço. A primeira entre os que aguardavam era a recepcionista Carla Lima, de 42 anos. “Eu cheguei aqui era 9 horas. Eu sempre venho aqui e, como hoje era um atrativo maior, eu tentei chegar mais cedo para não perder nada e poder aproveitar o melhor possível”, relata.
Ao lado dos amigos, Carla ressalta que veio focada em degustar da panelada. “Como nordestina nata, sou louca por panelada. Eu também conheço o Mercado São Sebastião, amo as comidas de lá, e isso só acrescentou nos motivos de estarmos aqui hoje”, conta a visitante.
Prato ancestral, a panelada cearense pode ser comparada, a grosso modo, com uma sopa grossa e picante feita com partes do boi, como a língua, o fígado, o bucho, o mocotó (pés) e, às vezes, também inclui outros miúdos, como o coração e o rim. Rica em sabor, os ingredientes são cozidos lentamente em um caldo temperado com diversos condimentos, como alho, cebola, pimentão, cominho, coentro, entre outros.
Mercado AlimentaCE: Panelada em família
Quem também não perdeu tempo e adquiriu sua porção foi a dupla de mãe e filho Rayane, 33, e Caio, de quatro anos. A mãe conta que já costumava ir à Estação como um lazer familiar, sendo essa a primeira vez que come panelada no espaço.
“Estou aqui [Estação das Artes] pelo menos duas vezes por mês. Comendo esse prato, que é um dos mais tradicionais da nossa cultura, fica ainda melhor. Eu amo panelada, mas meu filho ainda gosta mais ou menos. O cuscuz molhadinho pelo menos ele ama”, diz a advogada.
A panelada gigante foi fornecida em parceria com o Mercado São Sebastião, ponto turístico e gastronômico da cidade localizado no Centro. A responsável por preparar os 200 kg foi Irene Tenente, que desde 1978 atua no Mercado preparando e vendendo diversas iguarias típicas cearenses.
“Comecei a trabalhar no restaurante aos 10 anos de idade ajudando minha mãe. Hoje ela está com 90 anos e já se aposentou, então eu tomei a frente dos negócios”, ela conta.
Veterana no ramo, Dona Irene explica que seu restaurante, o São Francisco, é um dos mais antigos do Mercado São Sebastião. “A panelada é um dos pratos mais pedidos do mercado. Só nós produzimos mais de 100 kg semanais”, conta a cozinheira.
Por ser um destaque, o restaurante de Dona Irene já se apresentou em festivais regionais e, inclusive, chegou a produzir mais de 600 kg de panelada para apenas uma exposição.
“Eu tenho a ajuda de duas auxiliares. No restaurante, nós temos mais de 10 panelas de pressão de 20 litros, então a panelada para o aniversário foi toda feita ontem. Panelada pra ficar boa mesmo tem que ser comida de um dia para o outro!”, concluiu. O prato foi conservado com medidas de segurança e em temperaturas ideais pela equipe do Mercado AlimentaCE.
Com os 200 kg de panelada, podem ser consumidas cerca de 1.200 porções, servidos em um pratinho de 150 g panelada e 100g cuscuz, também produzido por Dona Irene. Ainda neste domingo, foram distribuídas gratuitamente 200 porções de panelada para os moradores da comunidade Moura Brasil, nas proximidades da Igreja Revival.
Mercado AlimentaCE
O Mercado, gerido pela a Secretaria da Cultura do Ceará em parceria com o Instituto Mirante, foi fundado em 30 de março de 2022, junto com a Estação das Artes. De acordo com Marina Araujo, diretora do equipamento, além dos estandes de restaurantes, o Mercado AlimentaCE ainda realiza um trabalho de pesquisa em explorar as tradições alimentares do Estado.
“Nesse processo, catalogamos essas tradições para criar um inventário detalhado desse aspecto da nossa cultura. Dessa forma, conseguimos disseminar esse conhecimento para outros lugares e de outras maneiras, como por exemplo, através de festivais”, explica a gestora.
Em dois anos, a equipe do Mercado percorreu mais de 10 mil quilômetros em 12 das 14 macrorregiões do Ceará. Já na Estação das Artes, foram ultrapassados a marca de 30 mil pedidos servidos.
Ao longo da programação do aniversário, ainda foi realizada uma apresentação de aula-show de Baião de Todos para o público, com degustação no final.