Fortaleza realiza vacinação durante feriadão da Semana Santa
Em alguns postos de saúde da Capital acontecerá o atendimento para a população. Idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas devem receber uma dose da vacina contra a Covid-19 a cada 6 mesesDois postos de saúde de Fortaleza vão abrir exclusivamente para vacinação durante o feriadão da Semana Santa, que segue até domingo, 31.
As unidades são os postos Mattos Dourado (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz) e Irmã Hercília Aragão (R. Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape). O atendimento ocorre das 8h às 16h30.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde esta quinta-feira, 28, o posto de saúde Mattos Dourado já estava atuando exclusivamente com a aplicação de vacinas. Durante a manhã, o equipamento recebeu público considerável.
O atendimento rápido, contudo, evitou que se formassem longas filas de espera. Aproveitando as folgas em decorrência do feriado, a maioria dos presentes eram país levando bebês e crianças para completar o esquema vacinal.
Um deles foi o casal Gilvan e Cristina Furtado, mineiros que moram há 10 anos em Fortaleza. Além de imunizar a filha Isabela, de um ano, com as vacinas anuais e contra a febre amarela, eles ainda aproveitaram a atual campanha para se vacinar contra a gripe.
“O Ceará não é endêmico para a febre amarela, mas no meio do ano pretendemos visitar nossos parentes no Sudeste, onde é muito importante ter essa vacina. Já a da gripe é nosso papel como pais levar nossas crianças, e nós mesmo, todo ano para vacinar. É uma campanha anual, justamente para mantermos nossa proteção contra os vírus que se atualizam”, pontua Gilvan Furtado, que atua como pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-Ceará).
Gilvan conta que não foi proposital a escolha de ir com a esposa e a filha se vacinar em uma véspera de feriado, mas que ficou feliz com a escolha por encontrar o posto de saúde menos cheio.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Município recebeu no início do mês de março cerca de 254 mil doses de imunizantes contra a influenza (gripe). Segundo a pasta, a meta é vacinar cerca de 90% do público alvo até 31 de maio.
Na última campanha, durante o ano de 2023, foram aplicadas 707.519 doses da vacina contra a influenza em Fortaleza. Desse total, 635.852 foram entre os meses de março e outubro, nos grupos prioritários, atingindo 66% do público-alvo.
Além das vacinas de rotina, estão sendo disponibilizadas doses contra a Covid-19, influenza e raiva humana. Confira as vacinas disponíveis:
- Crianças: BCG; Hepatite B; Rotavírus; Pentavalente; VIP (Vacina Inativada contra a Poliomielite; Pneumocócica; Meningocócica C; DTP (Tríplice Bacteriana); Hepatite A; SCR (tríplice viral); VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite); Varicela e Febre Amarela; Influenza
- Adolescentes: HPV; Meningocócica ACWY; Hepatite B; dT;
- Adultos e idosos: Hepatite B; dT; SCR (tríplice viral);
- Gestantes: Hepatite; DTPA
Mesmo sem portar o cartão de vacinação, Paulo César Bezerra, 65, foi ao posto verificar se precisaria tomar alguma outra vacina para completar seu esquema vacinal. Felizmente, com o documento de identidade e CPF, o idoso conseguiu tomar o imunizante da Influenza.
“Isso tem que ser uma prioridade, principalmente para pessoas como eu que já estamos com uma idade avançada e por que sempre tá aparecendo novos vírus. O importante é a nossa saúde. Eu vejo que todos os meus amigos se vacinaram e eu venho também”, comentou, bem humorado.
Imunização contra a Covid-19
A vacinação com a 1ª dose contra a COVID-19 está disponível para crianças a partir de 6 meses. Para a 2ª dose, é importante verificar o prazo definido no cartão de vacinação. Já a 3ª dose é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos que completaram o esquema primário.
Além disso, existe uma categoria bivalente para pessoas acima de 12 anos que receberam apenas uma dose há quatro meses e fazem parte da população prioritária. Nesse grupo, os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas devem receber uma dose a cada 6 meses.
Enquanto aqueles com comorbidades, residentes em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população privada de liberdade (maiores de 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas em situação de rua, com deficiência permanente e trabalhadores da saúde devem receber uma dose a cada 12 meses.
Leia mais
-
Semana Santa tem potencial de injetar R$ 306 mi na economia de Fortaleza, projeta Setfor
-
Semana Santa: mais de 30 mil pessoas devem passar pelos terminais rodoviários de Fortaleza
-
Preço de itens típicos da Semana Santa varia até 193% em Fortaleza
-
Semana Santa: procissão dos Ramos é marcada por emoção em Fortaleza