Centro de Informações e Assistência Toxicológica do IJF completa 40 anos

Evento de comemoração foi realizado na sede do órgão, com lançamento de Guia de Intoxicações Agudas. Centro realiza, mensalmente, cerca de 850 atendimentos, de forma presencial e remota

14:49 | Mar. 21, 2024

Por: Taynara Lima
Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) completa 40 anos (foto: FCO FONTENELE)

Buscado para atendimentos de vítimas de intoxicações agudas, o Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, completou 40 anos nesta quinta-feira, 21.

O momento foi comemorado na manhã desta quinta, no auditório do órgão, com uma programação de homenagens aos profissionais que fizeram parte da construção do serviço. 

O Centro realiza, mensalmente, cerca de 850 atendimentos, de forma presencial e remota. O serviço inclui o atendimento de pacientes e profissionais de saúde que buscam orientação para o tratamento de vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões e cobras, e outras intoxicações agudas, acidentais ou autoprovocadas, causadas por medicamentos, produtos de limpeza, substâncias químicas, pesticidas, agrotóxicos e plantas.

O órgão é formado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e de laboratório. Além do tratamento de pacientes, o Centro oferece a promoção de educação e pesquisa e formulação de políticas públicas. 

O atendimento no local funciona em plantão permanente e pode ser feito de forma presencial e remota, pelos telefones (85) 3255 5012 e (85) 9 8439 7494, que também atende pelo WhatsApp.