Agente socioeducador é atacado com lâmina por interno no Cecal, em Fortaleza
Profissional teve a camisa cortada. Pedra e água sanitária foram arremessadas contra um outro socioeducador. Navalha e "cossoco" foram encontrados com os jovensUm agente socioeducador foi atacado com uma lâmina de barbear por um socioeducando no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), localizado no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. O caso foi registrado por volta das 10 horas da manhã dessa terça-feira, 19.
A agressão ocorreu durante uma tentativa de motim promovida por socioeducandos. Conforme Auto de Prisão em Flagrante (APF), os internos puxaram o agente contra uma grade, momento em que atacaram ele com a lâmina.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A vítima teve a blusa rasgada e o homicídio não ocorreu, conforme afirmado em decisão de audiência de custódia, por “por circunstância alheia à vontade dos custodiados”. A todo momento, eles diziam "vai morrer" ao agente socioeducador, descreve o APF.
O socioeducador pediu apoio à equipe de plantão, que conseguiu controlar o tumulto. Ainda durante o episódio, os adolescentes, prossegue o APF, jogaram água sanitária e uma pedra contra o rosto de um outro agente. Ele, porém, usava capacete e viseira e não se feriu.
Durante revista, ainda foram encontrados uma navalha e um “cossoco” (arma artesanal) dentro do dormitório dos internos que promoveram a tentativa de motim.
Entre os socioeducandos que participaram da sublevação estavam dois internos que já são maiores de idade. Eles foram encaminhados ao 13º Distrito Policial (13º DP), onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio, dano qualificado e ameaça.
Na audiência de custódia, a dupla teve a prisão preventiva decretada pela juíza Carla Susiany Alves de Moura e deverão ser encaminhados a um presídio.
Durante a audiência, um deles afirmou ter sido agredido pelos agentes socioeducadores e, por isso, a magistrada determinou que ele fosse submetido a perícia médico-legal.