Após chuva, Dia de São José é celebrado com procissão e esperança em Fortaleza

Figura do santo foi cercada de orações, cantos e aplausos pelos fiéis, sacerdotes do templo católico e pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório da Paixão, que conduziu, pela primeira vez, os festejos do padroeiro do Estado

21:59 | Mar. 19, 2024

Por: Mirla Nobre
Figura de São José foi cercada de orações, cantos e aplausos por dezenas de fiéis no Centro de Fortaleza (foto: FÁBIO LIMA)

O Dia de São José, celebrado nesta terça-feira, 19, reuniu dezenas de fiéis em procissão no Centro de Fortaleza no final da tarde de um dia que se abriu chuvoso. Saindo da Catedral Metropolitana, a imagem do padroeiro do Estado foi acompanhada também pelos sacerdotes do templo católico e pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, que conduziu, pela primeira vez como novo eclesiástico da Capital, a tradicional festa.

A figura de São José foi levada por oficiais da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, cercada de orações, cantos e aplausos pelos fiéis até retornar à Catedral para a missa final dos festejos do padroeiro. O trajeto da procissão contou com cerca de 2 quilômetros pelas vias do Centro e teve apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Centenas de sacerdotes conduziram o símbolo católico até o púlpito, onde, por volta das 18h30min, dom Gregório celebrou a missa solene. O templo reuniu, além dos fiéis e sacerdotes locais, padres e seminaristas de outras regiões do país. Com capacidade para 5 mil pessoas, a Catedral acomodou a maioria dos fiéis, enquanto alguns improvisaram com cadeiras e banquinhos extras para acompanhar a celebração.

Dom Gregório destacou que a principal mensagem neste dia é ter esperança e pontou a alegria de poder celebrar o padroeiro do Ceará agora como arcebispo. “Em meio a um mundo dividido pela guerra, tanta confusão e tantas divisões que estamos vivendo, eu acho que São José representa, para nós, a humildade da família, sociedade, paciência naquele que espera e esperança. Felicidade enorme em celebrar São José”, diz.

O sacerdote ainda comentou a importância da simbologia que o Dia de São José representa para a esperança positiva das chuvas no Estado. “Precisamos observar a sabedoria que têm os antigos, na fé que eles carregaram e naquilo que eles nos ensinam. Esperar sempre graças que vêm através do céu e observar a beleza de uma natureza. Esperar a chuva desabrochar para nós como canto de amor”, comenta.

“É aquele que traz as chuvas. Dia de São José tem que chover e choveu”, disse o empresário Carlos Rocha, de 60 anos, que acompanhou a missa na Catedral de Fortaleza. O empresário destacou a importância do padroeiro para a fartura do Estado. “Com as chuvas, vem uma boa colheita e sem secas. Recorrer a São José é recorrer ao pedido de chuvas e de um período de fartura”, diz.

Para o Padre Glailson Ribeiro, que conduziu a missa que antecedeu a procissão, o Dia de São José retrata a fé do povo. “Apesar de todas as dificuldades, é um povo que não perde a esperança. É o que vemos na figura de São José. É uma figura que não faltou esperança e que Deus sempre age na última hora e manifesta sua misericórdia”, reflete.

A técnica de enfermagem Patrícia Martins, 28, diz que o dia simboliza a renovação da fé e da tradição das chuvas. “Estar aqui e celebrar o Dia de São José fortalece a minha fé, a minha esperança e a gente volta para casa com mais esperança de mudanças. Falar de São José é falar de chuvas. A gente está precisando e espero que venham muitas. Minha avó sempre comentava a importância do dia de hoje. A gente acordava e já corria para olhar o tempo. É uma tradição”, conta.

O dia 19 de março é conhecido desde 1621 como dia de São José, a partir de decreto do papa Gregório XV. São José é pai de criação de Jesus Cristo, na tradição católica, e marido de Maria. Segundo o catolicismo, ele é considerado o protetor da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e das famílias por ser patriarca da Sagrada Família.

No Estado, São José é representado como padroeiro. Na sabedoria popular do Ceará, acredita-se que um feriado com chuvas é indicativo de uma boa quadra chuvosa no Estado.

Veja fotos da celebração