Vazamento de gás causa incêndio e deixa jovem com queimaduras graves

o jovem recebeu atendimento pré-hospitalar e foi conduzido para o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Instituto Dr. José Frota (IJF)

12:03 | Mar. 16, 2024

Por: Gabriel Damasceno
Vazamento de gás causa incêndio e deixa jovem com queimaduras graves, em Fortaleza (foto: Divulgaçao/Corpo de Bombeiros)

Um vazamento de gás causou um incêndio em uma residência na travessa Júlio Braga, no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, na noite dessa sexta-feira, 15. Um jovem de 26 anos, filho da proprietária do imóvel, sofreu queimaduras de primeiro grau nas pernas e de segundo grau nos antebraços.

De acordo com populares, o incêndio começou após o rompimento da válvula de segurança do botijão de gás, que estava na cozinha da residência. As chamas se alastraram rapidamente e consumiram parte do telhado, um fogão, um armário e uma pia.

Os bombeiros foram acionados por volta das 21h30min e, ao chegar ao local, encontraram o jovem que sofreu as queimaduras já fora da residência. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar e foi conduzido para o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Instituto Dr. José Frota (IJF).

O Corpo de Bombeiros realizou o rescaldo. Os próprios populares já haviam apagado o incêndio.

O gás, no entanto, ainda vazava. A proprietária da residência, então, foi orientada a manter as portas e janelas abertas até que o cheiro de gás se dissipasse.

Vazamento de gás de cozinha: o que fazer

Para evitar acidentes como este, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) orienta a população a tomar algumas medidas de precaução:

  • manter o botijão de gás em local ventilado e longe de fontes de calor — preferencialmente, em local externo da residência;
  • verificar periodicamente a mangueira e o registro do botijão;
  • trocar este conjunto, registro e mangueira, a cada cinco anos;
  • não utilizar botijões de gás amassados ou enferrujados;
  • chamar um técnico especializado para realizar a instalação do botijão de gás;
  • em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.