Fortaleza tem seis carretas que funcionam como postos de saúde; veja locais
Unidades circulam pela Cidade prestando serviços de atenção primária em saúde para a população; último dos seis postos ficará inicialmente na MarapongaO último dos seis postos de saúde itinerantes anunciados no ano passado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), está em funcionamento no bairro Maraponga, garante a Prefeitura de For taleza. A unidade seria oficialmente entregue durante a manhã desta sexta-feira, 15, mas o evento precisou ser cancelado devido às chuvas que caíram sobre a Capital desde a madrugada.
Os postos fazem parte do programa "Vem Saúde" e utilizam uma carreta com 45 metros quadrados (m²) para prestar serviços de atenção primária em saúde para os fortalezenses. Além da estrutura principal, as unidades também possuem dois contêineres anexos que auxiliam no atendimento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As carretas estão distribuídas: três substituem postos de saúde que estão em obras nos bairros Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente) e Álvaro Weyne (posto Floresta); uma está acolhendo temporariamente as demandas pediátricas ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no bairro Jóquei Clube.
Leia mais
Devido ao caráter móvel, a previsão é de que o posto fique no Polo de Lazer da Maraponga, próximo ao colégio Provecto, até o fim desta semana. A partir da semana que vem, o veículo deverá circular por outros bairros da Secretaria Executiva Regional 10 (SER 10).
Primeiro posto itinerante ainda está no Conjunto Ceará
Inaugurado em outubro de 2023, o primeiro posto itinerante de Fortaleza foi alocado no bairro Conjunto Ceará para atender a população do bairro e adjacências. Diferente dos outros postos, este, apesar da nomenclatura, ainda não circula pela Cidade e fica restrito ao local onde foi entregue.
A medida foi tomada devido à reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que passaria por revitalização. A previsão anunciada pela gestão municipal foi de que a carreta atendesse a população de sete a oito meses, enquanto a UBS era reformada.
De acordo com informações da Prefeitura de Fortaleza, as obras estão com 45% de execução e a previsão de entrega é o segundo semestre deste ano.