Nova avenida Sargento Hermínio, duplicada e com novo piso, será entregue nesta segunda-feira, 11

Projeto de duplicação já dura mais de 20 anos, iniciado ainda na gestão Juraci Magalhães. O atual, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), teve investimentos de R$ 25 milhões

20:42 | Mar. 09, 2024

Por: Gabriela Almeida
Após o fim da obra, a avenida Sargento Hermínio terá 2,5 quilômetros de via duplicada. (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Depois de mais de duas décadas do ínicio das obras, a requalificação viária da avenida Sargento Hermínio, em Fortaleza, já tem data para ser apresentada à população. De acordo com informações da gestão municipal, a duplicação da via será entregue na manhã de segunda-feira, 11.

O projeto, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foi iniciado em 2003, ainda na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães.

Anteriormente, cerca de 1 quilômetro já havia sido duplicado. Agora, mais 1,5 km recebeu duas faixas para tráfego em ambos os sentidos.

As obras atuais contaram com investimento de cerca de R$ 25 milhões. Cerca de 30 mil condutores que passam diariamente no local deverão ser beneficiados, segundo estimativas apresentadas pela Prefeitura.

Com a requalificação, a via ganha nova pavimentação em piso intertravado, calçadas padronizadas, canteiro central com ciclovia, duas faixas de tráfego sinalizadas em ambos os sentidos, nova iluminação e paisagismo, sendo mais uma alternativa às avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá e José Jatahy.


O primeiro trecho do projeto, que consistia da parte da via entre a avenida José Jatahy e a rua Padre Anchieta, foi concluído em 2011, na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Já o segundo trecho, que dá acesso ao shopping Riomar Kennedy, entre a rua Olavo Bilac e a avenida Doutor Theberge, foi entregue em 2016. Na época, Fortaleza estava sob a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

No decorrer dos anos, o cronograma de obras da avenida chegou a sofrer alterações em razão de fatores como chuva e atrasos na retirada de postes de energia localizados em extensões importantes. 

Em julho de 2023, o atual prefeito, José Sarto (PDT), chegou a afirmar que todas as obras de urbanização da avenida seriam entregues até o fim daquele ano, previsão que não se concluiu.

Um longo trecho da Sargento Hermínio segue sem duplicação, entre as avenidas Doutor Theberge e Coronel Carvalho. Ainda não há anúncio oficial de quando e se a extensão também será duplicada.