Operação Gênesis: mandado é cumprido contra integrante de facção criminosa carioca em Fortaleza
Ação começou em 2020 e conta com 11 fases. Até o momento, foram expedidos 104 mandados de prisão preventiva e 138 de busca e apreensão
11:34 | Mar. 05, 2024
A 11ª fase da operação "Gênesis" foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 5, para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra o integrante de uma facção criminosa carioca com atuação no bairro Alagadiço Novo, em Fortaleza. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).
De acordo com o MPCE, o alvo já foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público, junto com outro membro da facção.
Leia mais
A nova fase da operação apontou a participação de integrantes de diferentes facções criminosas com forte atuação no Ceará, principalmente na Capital.
A operação foi deflagrada pela primeira vez em 2020 para investigar a ação de grupos ligados a organizações criminosas, responsáveis por tráfico de drogas e armas, roubos e homicídios em Fortaleza e na Região Metropolitana.
Até agora, foram expedidos 104 mandados de prisão preventiva, assim como 138 mandados de busca e apreensão.
Durante as investigações, com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), o MPCE identificou o envolvimento de traficantes com policiais, que se estruturariam para realizar crimes.
Segundo o MPCE, a organização criminosa era formada, em maioria, por agentes e ex-agentes de segurança pública do Estado, além de pequenos e médios traficantes locais. Eles teriam praticado uma série de infrações penais, principalmente crimes de extorsão, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e outras condutas correlatas.