Edifício São Pedro será demolido, anuncia Prefeitura de Fortaleza
Demolição, que deverá durar pelo menos 90 dias, será assumida pela Prefeitura e começará já nesta terça-feira. Não haverá implosão, mas uma "desmontagem" do prédio, erguido na década de 1950, quando abrigava Iracema Plaza HotelO Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, será demolido pela Prefeitura. Informação foi divulgada nesta segunda-feira, 4, pelo prefeito José Sarto (PDT), em suas redes sociais.
"A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança", destacou o prefeito no texto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sarto ainda relembrou que uma pessoa chegou a morrer no local e frisou que "diante da falta de intervenções por parte dos proprietários e do decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel, a situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco".
Serviço de demolição começa nesta terça-feira, 5
Após o anúncio da demolição, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, revelou ao O POVO que a decisão foi tomada ainda nesta segunda.
"A decisão foi tomada tendo em vista a impossibilidade de restauração do edifício, o que já apontava os laudos elaborados. E a única solução para garantir não apenas a segurança dos trabalhadores que vão trabalhar naquela área, no projeto de requalificação da Praia de Iracema, mas também os transeuntes que passam ali, e até das ocorrências de pessoas entrando e saindo do prédio, desavisadamente, correndo o risco de colapso", destacou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
Ainda conforme Dias, deliberação foi tomada levando em consideração laudos técnicos e outros elementos como a impossibilidade de tombamento, apontada em resoluções a nível municipal, estadual e federal. Os serviços de demolição devem durar 90 dias e o início está previsto para ocorrer já nesta terça-feira, 5.
"(Processo vai se) iniciar com a mobilização de equipamentos e na sequência com escoramento dos primeiros pavimentos do prédio para que haja mais segurança para a segunda etapa, que é a desmontagem do prédio (...) Vai ser demolido dos pavimentos mais altos para os mais baixos, esse entulho vai sendo depositado num terreno ao lado, que está disponível. E esse terreno vai ser carregado pra usina de reciclagem", explica Dias.
Em nota encaminhada ao O POVO, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informou que o prédio foi evacuado na sexta-feira, 1°. Na data, foram retiradas ao todo 16 pessoas em situação de rua que utilizavam o prédio como abrigo.
Atualizada as 22h24min
Colaborou Sara Oliveira
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente