Posto itinerante de saúde é inaugurado para reforçar atendimentos durante a quadra chuvosa
Unidade móvel deverá ficar instalada na Barra do Ceará durante sete dias e, depois, será deslocada a outros bairros de Fortaleza. Critérios como densidade populacional e aspectos epidemiológicos são consideradosUm novo posto itinerante do programa Vem Saúde iniciou as atividades em Fortaleza na manhã desta quarta-feira, 28. A unidade móvel foi instalada na Barra do Ceará e terá um cronograma de atendimento nos bairros para ampliar a oferta de serviços da Atenção Primária à população. De acordo com o prefeito José Sarto, a estratégia desse posto itinerante leva em consideração a quadra chuvosa e o aumento das arboviroses no período.
Leia mais
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Desde o Carnaval, nós tivemos a segunda maior chuva registrada aqui em Fortaleza. De lá para cá, a gente readequou a nossa estratégia. Esse posto móvel vem à Barra do Ceará e ficará aqui em torno de sete dias. O posto itinerante vai ajudar a equacionar, pelo menos neste período de quadra chuvosa, que ocorre simultaneamente com a chegada da arbovirose”, explicou.
O secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo, pontuou que a escolha dos bairros contemplados pelo serviço será feita com base em critérios epidemiológicos e densidade populacional.
“Nós estamos levando em conta aspectos epidemiológicos, densidade populacional, com o intuito de levar com mais agilidade o atendimento para essas pessoas. A ideia inicial é passar uma semana, e a gente vai avaliando a necessidade de permanecer mais tempo. O objetivo final é levar para a população o atendimento mais perto da sua casa”, afirmou.
Além dos pontos mencionados pelo secretário, a escolha dos locais incluem os critérios: áreas territoriais extensas, barreiras sociais e regiões com grande volume de postos sendo requalificados. No mês de março, o posto passará pelos bairros Floresta, Centro e Vicente Pinzón, de acordo com cronograma da Prefeitura.
A unidade móvel, que funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 7 às 19 horas, tem 45 metros quadrados (m²) e a capacidade para realizar, aproximadamente, 1.100 atendimentos por mês.
As estruturas anexas montadas em contêineres incluem laboratório, sala de pequenos procedimentos, banheiros e esterilização.
Na unidade, são realizadas consultas médicas e de enfermagem, além de atendimento odontológico. A população também poderá ter acesso, de acordo com avaliação médica, à aplicação de medicação injetável, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose e encaminhamentos para especialidades.
Na manhã desta quarta-feira, o posto já estava em funcionamento na Barra do Ceará. A moradora Elena Lopes, de 70 anos, estava na unidade para realizar consulta com um clínico-geral. Ela relata que, em outros postos da região, muitas vezes não há médicos, por isso esperava que a nova unidade móvel melhorasse o serviço na região.
Outra moradora que estava na unidade era Cláudia Alves, acompanhando o marido que aguardava consulta.
Cláudia relatou que o companheiro, que apresentava sintomas de vômito e diarréia, buscou atendimento na emergência do posto de saúde Dr. Zenirton Pereira da Silva, também localizado na Barra do Ceará, porém não conseguiu ser atendido e foi encaminhado à unidade itinerante.
Segundo ela, algumas vezes o atendimento no posto chega a acontecer apenas às 15 horas e, em alguns casos, há falta de profissionais ou equipamentos no local.
Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, nessa quarta-feira, 28, o atendimento no posto mencionado “foi realizado de forma integral”, de 7h às 19h. A SMS também afirmou que “todos os pacientes que compareceram a unidade de saúde, de forma espontânea ou agendada, foram acolhidos, não havendo nenhuma recomendação ou encaminhamento para atendimento em outro local”.
Com a inauguração da unidade móvel no bairro, a Capital passa a contar com cinco postos itinerantes. Três carretas estão substituindo postos de saúde que passam por requalificação, localizadas nos bairros Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente) e Álvaro Weyne (posto Floresta).
A quarta unidade está instalada ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no Jóquei Clube, para acolher, temporariamente, os atendimentos pediátricos.
Programa Vem Saúde e tuk-tuks dos remédios
Além das unidades móveis, o programa Vem Saúde oferece o serviço de entrega de medicamentos em casa por meio de triciclos elétricos, os chamados tuk-tuks dos remédios, para pessoas com lesão medular.
Pessoas com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, recebem os medicamentos nas residências. Atualmente, o serviço conta com 260 usuários cadastrados nessa modalidade.
Segundo a Prefeitura, a distribuição domiciliar dos medicamentos deverá ser ampliada por meio da contratação de 24 novos triciclos. A gestão municipal também antecipou que novos pacientes, além dos que possuem lesão medular, serão beneficiados pelo serviço.
Durante a entrega do novo posto de itinerante, o prefeito José Sarto apontou ainda que há cerca de 2.200 pessoas acamadas nos cadastros da Prefeitura, e a solicitação do serviço de entrega dos remédios poderá ser realizada pelo aplicativo Mais Saúde.
Confira o cronograma do posto itinerante
Data: 26/02 a 01/03
Regional 01
Ponto de referência: Marco Zero (Morro de Santiago)
Endereço: Rua Dr. José Roberto Sales, Barra do Ceará
Data: 04/03 a 08/03
Regional 1
Ponto de referência: Lagoa do Urubu (Areninha)
Endereço: Rua Carnaubal, s/n, Floresta
Data: 11/03 a 15/03
Regional 12
Ponto de referência: Poço da Draga (Pavilhão Atlântico)
Endereço: Rua Viaduto Moreira da Rocha, s/n, Centro
Data: 18/03 a 29/03
Regional 2
Ponto de referência: Residencial Alto da Paz
Endereço: Via de Pedestre Leste Oeste, s/n, Vicente Pinzón