Cratera se abre em rua do bairro Antônio Bezerra após chuvas em Fortaleza
Buraco se formou na noite dessa segunda-feira, 26. Reparo na tubulação foi iniciado, conforme a Cagece, e deve ser finalizado em até 20 dias
09:54 | Fev. 28, 2024
Após as chuvas dessa segunda-feira, 26, o asfalto da rua Dr. Manuel Soares, no bairro Antonio Bezerra, em Fortaleza, acabou cedendo e formando uma cratera. A fissura se formou por volta das 20 horas e causou transtornos aos moradores.
Roberto Macedo, de 45 anos, relatou que estava em casa quando ouviu o estrondo. Ao sair do imóvel, ele e o vizinhos viram que o buraco havia se formado no meio da rua e, conforme a água da rua escorria, o tamanho aumentava.
"Mas isso aí já é uma obra da Cagece que encerrou agora em janeiro, que abriu de ponta a ponta aqui. Não tem nem um mês que acabaram a obra já tá assim. Aqui sempre alaga, mas esse buraco creio eu que abriu por causa do serviço mal feito", relatou.
Sobre isso, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) respondeu ao O POVO que não havia obra no local e que a ocorrência foi ocasionada pelas fortes chuvas, "semelhante a algumas outras que vem ocorrendo na capital, em outros pontos e até de outros sistemas".
Macedo relata ainda que mais a frente do local onde a cratera se abriu tem outro buraco prestes a ceder.
Um dos primeiros a chegar ao local, Júnior Lima, de 19 anos, disse que na hora que o asfalto cedeu ele ouviu um pequeno estrondo.
"A vizinhança ficou com medo. Ontem a noite mesmo, ninguém conseguiu dormir aqui, todos foram para a casa de parentes com medo de algo acontecer", contou.
A Ambiental Ceará e a Cagece informaram em nota que atuam no reparo da tubulação que se rompeu na noite de segunda-feira, 26, e obstruiu o asfalto da rua no bairro Antonio Bezerra. A operação se trata da substituição de um trecho do coletor tronco com 1,2 m de diâmetro.
"Durante o período de trabalho, a Ambiental Ceará fará um desvio para que o esgoto continue seguindo o fluxo até a estação de tratamento. Além disso, a empresa está usando, para a nova rede, uma tubulação composta de fibra de vidro e PVC, mais resistente a diversos fatores, como os gases gerados na rede de esgoto", diz a nota.
Os agentes de Responsabilidade Social, conforme as empesas, estão prestando assistência aos moradores. O reparo deve ser finalizado em até 20 dias.
Em casos de obstrução da rede de esgoto e outras dúvidas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário, os clientes podem entrar em contato com a Cagece pelo aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no site da companhia, além da Central de Atendimento (0800 275 0195).
Com informações do repórter Gabriel Damasceno/Especial para O POVO