Entenda a ‘nuvem de tempestade’ avistada em Fortaleza

Esse tipo de nivem é comum no Ceará e costuma aparecer em regiões tropicais e equatoriais

A nuvem Cumulonimbus, também chamada de nuvem de tempestade, foi vista no céu de Fortaleza nessa segunda-feira, 26. Ela pode proporcionar chuvas intensas, além de raios e trovões. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o satélite GOES-1 registrou que a nuvem atingiu 10 mil metros (m) de altura e chegou a uma temperatura de -55,5 °C.

Segundo o meteorologista Lucas Fumagalli, a Cumulonimbus é uma nuvem com grande desenvolvimento vertical, ou seja, que alcança alturas muito altas. Ela pode alcançar até 12 mil m de altitude. “Dentre todos os tipos [de nuvem] que existem, ela é quem alcança as maiores alturas”, explica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dentro da nuvem, de acordo com o meteorologista, existem correntes ascendentes muito fortes, que são as responsáveis pelo grande desenvolvimento vertical. Por causa da altitude, ela acaba tendo gelo dentro dela. Isso pode ocasionar, em alguns casos, chuvas de granizo.

A Cumulonimbus tem um formato particular. Ela se parece com um cogumelo. “Em geral tem esse formato. Ela se desenvolve tanto a ponto de chegar perto da antropopausa, aí ela não consegue continuar se desenvolvendo verticalmente e se espalha por cima, que a gente chama de bigorna.”

A nuvem, de acordo com Lucas, é comum no Ceará. Ela costuma aparecer em regiões tropicais e equatoriais. “Então, geralmente esse tipo de nuvem vai ser observado em condições de bastante calor e umidade.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nuvem Cumulonimbus funceme metereologia chuva chuva de tempestade quadra chuvosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar