Grande Bom Jardim: ONG atende mais de 1000 crianças e adolescentes

Fundada em 2015, ONG tem aulas de dança, música e esportes; Instituto Katiana Pena abriu turmas após aumento da demanda após exibição no Criança Esperança. Foram 20% a mais em 2023

22:52 | Fev. 23, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Crianças e adolescentes são atendidas pelo Instituto Katiana Pena (foto: Marília Camelo)

A organização não governamental (ONG) Instituto Katiana Pena (IKP), na Granja Lisboa, em Fortaleza, anunciou a ampliação, em 2024, em cerca de 20% na quantidade de atendimentos ofertados. Segundo o Instituto, os dados são referentes à comparação com o final de 2022.

A ONG atende, atualmente, 1.150 crianças, adolescentes e jovens do chamado "Grande Bom Jardim" — formado pelos bairros Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira. No final do ano retrasado, data da contagem anterior, eram 900 estudantes.

No Instituto são ofertadas aulas de dança (balé e hip hop), música percussiva, e cinco modalidades de esportes: karatê, jiu-jitsu, muay thai, futebol e capoeira. Há, ainda, reforço escolar de português e matemática.

O acréscimo nas vagas ocorreu devido à ampliação das turmas: são 21 de dança e 18 de esportes. Há aulas nos turnos manhã, tarde e noite. Os atendimentos foram reforçados após o IKP ser anunciado, em 2023, como uma das instituições beneficiadas pelo programa Criança Esperança. A maior visibilidade do Instituto gerou, por consequência, aumento na procura pelas atividades.

Atualmente, há vagas apenas para aulas de hip-hop, nas terças e quintas-feiras à noite. Nas demais atividades, as turmas — que abrem inscrições a cada dois anos — estão com capacidade máxima.

Para se inscrever em atividades do Instituto Katiana Pena é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter cinco anos ou mais;
  • Estar matriculado no ensino formal;
  • Ser morador do Grande Bom Jardim e adjacências;
  • Ter comprovação de baixa renda.

Mais notícias de Fortaleza