Túnel da estação Aracapé alaga devido à ligação clandestina
O problema foi detectado por técnicos do Metrofor, na encanação de uma residência próxima ao túnel; água já foi escoada e o trânsito está liberado
13:30 | Fev. 21, 2024
O alagamento do túnel da estação Aracapé, na rua Presidente Vargas, do bairro de mesmo nome, em Fortaleza, na última segunda-feira, 19, foi causado por uma ligação de esgoto clandestina em uma das residências próximas à estrutura, segundo técnicos do Metrô de Fortaleza (Metrofor). De acordo com a empresa, uma das manilhas pertencentes à encanação se rompeu e os tubos foram entupidos com areia, o que impediu que o volume de água acumulado na passagem escoasse.
Antes do alagamento dessa segunda, a passagem já havia sido obstruída no último sábado, 17. Na ocasião, um escoamento foi realizado por equipes do Metrofor, mas o problema voltou a aparecer após as fortes chuvas do início da semana, conforme noticiado na coluna Vertical, do jornalista Carlos Mazza.
Leia mais
Segundo moradores da região, os alagamentos têm se arrastado por alguns anos e, ultimamente, ocorrem com mais vigor. A situação tem preocupado moradores da rua Presidente Vargas como Cleisiane Araújo, 35, que reclama da dificuldade de se locomover durante o período de chuvas.
“É horrível. Horrível mesmo. Para quem precisa ir para o ônibus lá do outro lado é triste. Um meladeiro horrível. Muita gente perdeu placa [de veículos], ficou com prejuízos no carro”, conta a comerciante, que também teme as doenças causadas pela sujeira arrastada com a chuva.
“A última vez que encheu eu fiquei com medo [de a água] entrar aqui na minha casa. Com certeza tenho medo de doenças. Minha filha mesmo gosta de passear pelo outro lado [do túnel], e eu não deixei para ela não passar pela lama”, aponta.
Procurado pelo O POVO, o Metrofor afirmou que tem realizado o escoamento da água que se acumula no túnel com bombas de sucção e que a empresa “empenha esforços desde o início do alagamento visando à solução do problema no menor prazo possível”.
A empresa ainda afirma que um dos fatores que colaboram para o alagamento do túnel durante as chuvas é o acúmulo de resíduos jogados pela população nas galerias pluviais, por onde a água deveria escorrer.
A Secretaria Regional 10, responsável pelo bairro Presidente Vargas, informou estar enviando técnicos ao local para auxiliar nos serviços prestados.
O POVO questionou ainda sobre qual seria a possível solução definitiva dos alagamentos no túnel durante a quadra chuvosa deste ano e aguarda resposta do Metrofor.
Na manhã desta quarta, 21, o alagamento foi solucionado e os veículos podiam transitar pela região. Técnicos do Metrofor trabalhavam na área da ligação clandestina, localizada em frente ao túnel, durante a manhã, com apoio de agentes da Prefeitura de Fortaleza.
Rua tem trechos sem pavimentação
O túnel não é o único lugar na rua Presidente Vargas que fica cheio de lama quando chove. Parte da via não conta com pavimentação asfáltica, o que propicia um lamaçal em frente às residências.
A parte mais afetada é o começo do endereço, no trecho anterior a uma passarela que também dá acesso ao Aracapé. O piso a essa altura é desnivelado e composto por terra e pedras, o que dificulta o trânsito de veículos e de pedestres no local.
Logo em seguida há uma faixa de asfalto, que se estende até o túnel da estação, trecho em que o tráfego é mais facilitado. No entanto, logo após o passagem, há uma nova área sem asfalto, composta por pedras de calçamento. Ao andar nesse ponto da rua é possível ver alguns buracos, que também propiciam o acúmulo de lama e complicam o trajeto.
A situação não só atrapalha, mas também gera prejuízos aos moradores, segundo Francisco Gilberto, 48, residente no bairro há cerca de nove anos. O motorista diz nunca ter tido grandes problemas devido à falta de pavimentação, mas lembra que alguns colegas de profissão foram bastante afetados pela má condição da pista.
“Eu não, mas outros colegas já tiveram [problemas no veículo]. Quebra suspensão em buraco, entra água no motor, essas coisas assim”, afirma o morador.
Em nota, a Secretaria Executiva Regional (SER) 10 informou que realizará, ainda nesta quarta-feira, 21, uma vistoria na rua Presidente Vargas "para levantar os serviços necessários para a área".
De acordo com a SER 10, após a visita os técnicos vão elaborar um relatório com os encaminhamentos necessários para a pavimentação da via. A Secretaria informa ainda que para registrar solicitações junto à área da Regional 10 a orientação é que a população entre em contato por meio do telefone 156 ou procure a Central de Acolhimento do órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na avenida Augusto dos Anjos, número 2466, no bairro Bonsucesso.