Gavião é resgatado em campo de Futebol em Fortaleza
PMCE foi acionada para o resgate da ave silvestre no bairro Pici
17:58 | Fev. 21, 2024
A Polícia Militar do Ceará, realizou o resgate de um gavião em um campo de futebol no bairro Pici em Fortaleza. O resgate da ave que ainda era filhote se encontrava ferida, ocorreu após o acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da (SSPDS).
Para o atendimento da ocorrência foi deslocado uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (1ª Cia/BPMA) da PMCE.
Após o resgate, o filhote foi entregue aos cuidados do Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que deverá realizar exames para avaliar a saúde e a possível soltura do animal.
Orientações da Secretaria de Segurança Pública
Segundo orientações da secretaria, a população deve manter distância evitando interação, apenas observando os animais silvestres, para evitar ataques ou estresse no animal.
Leia mais
O serviço de resgate deve ser solicitado ao Corpo de Bombeiros ou ao Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE. É importante o contato da população aos órgãos competentes, qualquer possível situação de risco que possa representar perigo.
Ainda segundo orientações da secretaria, não se deve alimentar os animais, pois isso pode incentivar interações com as pessoas, ocasionando a presença destes em áreas urbanas em busca de alimento, causando conflitos e possíveis situações perigosas.
É importante a população verificar se sua residência possui aberturas, rachaduras ou outras avarias que possam servir de acesso para animais silvestres. Portas e Janelas devem ser mantidas fechadas, terrenos baldios limpos, principalmente próximos a áreas verdes.
A SSPDS lembra a importância de se seguir as orientações para que se evite situações que possam colocar em risco, tanto as pessoas como os animais.
Leia mais
Prestação de Serviço
Para acionar o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, a população pode entrar em contato através dos números 193 e 190, dos dois órgãos respectivamente.