Oito bairros de Fortaleza receberão estações do Bicicletar; veja quais

Vila Velha, Barra do Ceará, Jardim Iracema, Álvaro Weyne, Floresta, Jardim Guanabara, Bonsucesso e Vila Peri ainda não tinham sido contempladas pelo sistema de bicicletas compartilhadas, que teve início das atividades na Capital em 2014

Oito bairros de Fortaleza vão receber estações do Bicicletar a partir da próxima quinta-feira, 22. Ao todo, serão 13 estações distribuídas nos bairros Vila Velha, Barra do Ceará, Jardim Iracema, Álvaro Weyne, Floresta, Jardim Guanabara, Bonsucesso e Vila Peri, locais ainda não atendidos pelo sistema. Três estações devem iniciar as operações no bairro Vila Velha na próxima semana.

A Prefeitura de Fortaleza informou que deve instalar 105 novas estações do Bicicletar em regiões que ainda não foram atendidas até o final deste ano. Dessas, 90% estarão localizadas em bairros da periferia de Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda segundo a gestão municipal, durante os meses de fevereiro e março, 40 novas estações do Bicicletar serão instaladas. Dessas, 27 são substituições, ou seja, estações novas, com bicicletas novas, instaladas em localidades que já tinham estações anteriormente e demais são estações em localidades novas.

Com o projeto de expansão, Fortaleza terá 300 estações do Bicicletar em dezembro deste ano. Para isso, a gestão municipal deu início, em dezembro passado, à desativação temporária de 195 estações para a substituição de novos equipamentos.

Entre as melhorias na expansão do sistema estão equipamentos novos, instalação de dispositivos antifurtos, modernização do sistema de câmeras de videomonitoramento com identificação facial e atualização da identidade visual dos equipamentos.

Outra novidade é a instalação de 100 bicicletas elétricas dotadas de pedal assistido e autonomia mínima de 50 km. A utilização desses novos equipamentos pelos usuários ainda não foi detalhada.

Durante a substituição das estações, a prefeitura orientou que os usuários devem procurar estações mais próximas durante o período. No local, haverá comunicados sobre as estações mais próximas, além de informações no site do do Bicicletar.

Atualmente, o sistema possui 195 estações Bicicletar Adulto, além das 13 do Mini Bicicletar e 16 Bicicletar Corporativo. Ao todo, são 450 mil usuários cadastrados.

A Prefeitura destacou que o programa evitou, desde o início das atividades, em 2014, a emissão de mais de 2.740 toneladas de gás carbônico na atmosfera com quase sete milhões de viagens.

O sistema é administrado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Unimed Fortaleza e a Serttel.

Confira a relação dos bairros que receberão, inicialmente, a expansão do Bicicletar:

  • Vila Velha
  • Barra do Ceará
  • Jardim Iracema
  • Álvaro Weyne
  • Floresta
  • Jardim Guanabara
  • Bonsucesso
  • Vila Peri

A iniciativa da expansão do sistema faz parte do programa Pedala Mais, que pretende instalar estações do Bicicletar em todas as regionais de Fortaleza para democratizar a utilização do sistema na Capital.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bicicletar fortaleza sistema bicicletar bicicletas compartilhadas expansão bicicletar bairros estações bicicletar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar