Transou sem camisinha no Carnaval? Saiba o que é PEP e onde acessar a prevenção em Fortaleza

Profilaxia pode ser procurada até 72 horas após a exposição

Fazer sexo sem o uso de preservativos pode expor o corpo a diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como a causada pelo vírus HIV. Quem transou sem camisinha no período do carnaval, ocorrido de 10 a 13 de fevereiro, ainda deve procurar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para diminuir as chances de uma infecção pelo HIV.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo Marcos Paiva, coordenador da área de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, o medicamento pode ser procurado até 72 horas após a exposição, ou seja, em um período de três dias. “Qualquer pessoa que teve relações sexuais sem preservativo pode procurar o tratamento, com a maior brevidade possível dentro dessas 72h”, diz.

Em Fortaleza, a PEP está disponível no Hospital São José, no bairro Parquelândia. A profilaxia é realizada por 28 dias, com medicamentos antirretrovirais. O tratamento é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A PEP também é indicada em casos de rompimento do preservativo, escape da camisinha e em situações de violência sexual. Não é preciso ter certeza de que o parceiro tem HIV para procurar o serviço.

O que fazer após as 72 horas ou em caso de exposição a outras ISTs?

“Tive uma exposição, o que devo fazer? Observar qualquer mudança no organismo, uma lesão, ardor, alteração de corrimento. E procurar o serviço de saúde”, explica Marcos. Nos postos de saúde da Capital, é possível fazer testes de sífilis, hepatites B e C e HIV.

Há um período de janela imunológica entre o momento em que a pessoa é exposta ao vírus e o momento que ele é detectável em testes. No entanto, o coordenador explica que, mesmo fazendo pouco tempo da exposição, a pessoa pode solicitar os testes para saber se já estava com uma infecção prévia.

“Vai servir para descartar se ela já não tinha algo. A pessoa que vai atender explica que, devido à exposição recente, ela deve repetir o teste com 30 dias”, afirma. Algumas infecções podem ser facilmente tratadas com antibióticos, já outras têm tratamentos para controlar sintomas.

Confira locais de Fortaleza que oferecem tratamento especializado para HIV/Aids e outras ISTs:

  • CTA/SAE Emanuel Gomes Pinto (Rua Jacinto de Matos, 944 – Jacarecanga)
  • SAE Clínica Escola de Saúde da Faculdade Christus (Avenida Padre Antonio Tomaz, 3380 - Cocó)
  • SAE do Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter (Av. D, nº 440, 2ª etapa, Conj. José Walter)
  • SAE do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana - Referência para gestantes (Av. Washington Soares, 7700, Messejana) - em reforma
  • SAE do Núcleo de Atenção Médica Integrada – NAMI Unifor (Rua Desembargador Floriano Benevides,221, Edson Queiroz)
  • SAE Policlínica João Pompeu Lopes Randau (Rua Estrada do Itaperí, 146 - Passaré)
  • SAE Policlínica Lusmar Veras (Avenida Carneiro de Mendonça, 1583 – Jóquei Clube)
  • SAE Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele (Av. Juscelino Kubitschek, 5495 - Passaré)
  • SAE Policlínica Dr José Eloy da Costa Filho (Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carnaval PEP IST prevenção tratamento hiv aids Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar