"Preparemo-nos pela oração, pela penitência e pela caridade", diz dom Gregório sobre a quaresma

Em vídeo publicado nas redes sociais, o arcebispo de Fortaleza trouxe a reflexão sobre os próximos quarenta dias em que os cristãos se preparam para a páscoa

18:06 | Fev. 14, 2024

Por: Gabriela Monteiro
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 24.12.2023: dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza (foto: FÁBIO LIMA)

Nesta quarta-feira, 14, a celebração da imposição das cinzas dá início a quaresma, tempo litúrgico de jejum, oração, reflexão e preparação para a páscoa. E em uma forma de trazer pontuações sobre o novo ciclo da igreja, a Arquidiocese de Fortaleza publicou em suas redes sociais um vídeo de dom Gregório Paixão, OSB, que introduz algumas vivências que se devem ter nos próximos 40 dias.

“É o tempo em que nós, ainda mais próximos de Jesus Cristo, vamos viver as alegrias de uma profunda vida de oração, uma profunda vida de caridade e ao mesmo tempo um reconhecimento daquilo que de menor existe em nós e buscaremos tirar ainda mais daquilo que fazemos ao longo do ano para que possamos encher a nossa vida da graça que nos vem do céu do altíssimo Senhor”, disse.

O clérigo expõe também que é tempo para observar os irmãos e irmãs necessitados e daí vem a necessidade de uma caridade ainda mais aprofundada e de uma vida renovada pela força do amor. “Que cada um de nós viva a beleza desse tempo fazendo com que, olhando para o céu e observando a nossa existência, a gente colabore também para transformar a vida no mundo”, ressaltou.

Ele complementa seu discurso com um pedido que nesse período de quarenta dias de caminhada para a páscoa, os cristãos vivem intensamente o mistério da vida de Deus e de nossas vidas, e de nossas vidas no mistério das vidas que necessitam. “Preparemo-nos pela oração, pela penitência e pela caridade e que o senhor abençoe este período”, completa.