Renascer 2024: retiro católico e as muitas faces da fé no Carnaval
Em mais uma edição do retiro promovido pela Comunidade Shalom, evento Renascer se estabelece como alternativa à folia carnavalesca
21:11 | Fev. 13, 2024
Mais de três décadas depois de sua primeira edição, o evento Renascer encerra a sua programação de 2024 nesta terça-feira, 13, no Estádio Paulo Sarasate, reunindo público misto de jovens e adultos em Fortaleza.
Desde 1986, o retiro promovido pela Comunidade Católica Shalom ocorre durante os três dias de Carnaval, mas o objetivo central permanece o mesmo. “Nós temos uma história longa, de décadas, do Renascer, mas o anúncio do evangelho é sempre atualizado”, destaca o padre Sílvio Scopel.
“É claro que o Renascer da década de 80 é muito diferente, até no seu local, do Renascer de 2024, porém permanece com a mesma essência”, completa.
As palavras de Scopel se misturam à parte do público que já participou de edições anteriores, como a técnica de enfermagem Maria José Oliveira, 44, parte da Comunidade Shalom há 10 anos. “Sempre é de uma forma diferente”, declara sobre o Renascer.
Ao final da tarde, nem o calor consegue dispersar o grupo de fiéis reunidos no estádio, e o espaço se transforma com músicas — aos que se aproximam do palco, é possível escutar ecos da canção “Tudo se Faz Novo”.
Renascer 2024: “Coragem! O Senhor te chama!”
O tema do ano, “Coragem! O Senhor te chama!”, pode ser encontrado no evangelho de Marcos, quando Jesus Cristo cura o cego Bartimeu. Mas para os discípulos, a frase está muito longe de ser apenas um lema que estampa camisetas sobre o retiro.
Aos 20 anos, Maria Laís não é uma novata no Renascer. Mesmo assim, faz questão de frisar que esta é a “primeira vez como serva de seminário”, uma experiência descrita como “única” e “desafiadora”.
“Essa frase (“Coragem! O Senhor te chama!”) ficou muito forte para mim, porque esse é um ano que Deus está me chamando muito. É um ano de ‘virada de chave’ na minha experiência com Deus, na minha caminhada”, explica.
Além de Laís, para encontrar jovens-adultos na comunidade bastava caminhar pelos stands. No último dia do retiro, um desses espaços era caracterizado por risadas e conversas altas — acima, em uma banner, lia-se: “Projeto Juventude Para Jesus” (PJJ).
Um dos representantes, Érico Gabriel, prontamente aparecia para saudar os curiosos e explicar mais sobre a ação: “Nós dedicamos uma parte da comunidade, que nasceu no meio dos jovens, para atividades de evangelização”.
Renascer 2024: intervalo e Santa Missa
A presença dos participantes no retiro também se revelava a partir de experiências sentidas com Deus em anos anteriores e o interesse de não apenas revivê-las, mas relatar novas conexões. Entre elas, estava a Efusão do Espírito Santo.
“A Efusão é única. O Espírito Santo repousa e a gente tem aquele momento único com Deus… É sem explicação, só quem passa que sabe”, destaca a promotora de merchandising Valéria Januário, 36.
A profissional revelou que havia acabado de chegar, perdendo a chance de participar da Efusão de terça, que aconteceu por volta do meio-dia. Por outro lado, não hesitou em tentar descrever seus sentimentos sobre experiências anteriores, com um sorriso no rosto.
“Cada ano que passa a gente tem aquele momento com Deus, aquela experiência muito boa para aumentar nossa fé”, adiciona sobre o Renascer.
Com entrada gratuita, a celebração também foi transmitida por meio de live no YouTube, incluindo a Santa Missa do último dia, com a participação do arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão.
Cumprimentando os religiosos e membros da Comunidade Shalom, a Santa Missa culminou com descrições do arcebispo que se conectaram ao espírito descrito pelos presentes durante os dias do retiro Renascer:
“A gente precisa correr apressadamente, com a alegria de quem deseja conhecer o coração desse Senhor que sempre será amor e misericórdia”.